Artes, perguntado por LarinaTop, 10 meses atrás

O que aconteceu no dia 7 de setembro resumo?

Soluções para a tarefa

Respondido por lisleycristinys
3

Resposta:

dia da independência do Brasil


LarinaTop: Obrigada, eu me toquei agora na pergunta que fiz kskasks
lisleycristinys: de nada é bom ajudar as pessoas. nunca estudei biologia
lisleycristinys: se tiver mais alguma dúvida e eu puder ajudar estou aqui
lisleycristinys: desculpa errei è arte é que eu tava respondendo um de biologia e fiz confusão
LarinaTop: De boas, está certo de qualquer maneira :)
lisleycristinys: se precisar estou aqui
lisleycristinys: obrigado
Respondido por ywvesouls
2

Resposta:

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades.

Explicação:

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, D. Pedro (futuro D. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a Revolução Liberal do Porto de 1820, mas podemos considerar que tudo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.

A transferência da família real foi uma consequência da Era Napoleônica e motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas. A mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro foi, portanto, uma fuga. Após se instalar no Rio de Janeiro, foi iniciado o que ficou conhecido como Período Joanino.

Esse nome faz referência a D. João VI, regente que esteve à frente de Portugal e só se tornou rei português a partir de 1816. Aqui no Brasil, d. João VI realizou uma série de medidas que contribuiu para a modernização do Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico.

Duas medidas de destaque foram a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815. Com essa última medida, o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se parte do reino português. Essa situação, no entanto, desagradava a muitos em Portugal. Assim, em 1820, estourou a citada Revolução Liberal do Porto.

Essa revolução mobilizou a elite de Portugal pelo desejo de reformas no país, que incluíam o retorno do rei para Lisboa. O ponto de partida para o processo de independência do Brasil foi, portanto, a intenção da Corte portuguesa (instituição à frente dessa revolução em Portugal) de revogar todas as medidas tomadas por D. João VI durante o Período Joanino.

( para ficar mais fácil, use somente a primeira parte )


LarinaTop: obrigadaa (:
Perguntas interessantes