o que aconteceu na China após o colapso imperial
Soluções para a tarefa
O sistema imperial chinês foi minado por forças internas que tinham interesses conflitantes. Essa situação levou o país a um período de anarquia, que resultou na mudança do regime político: a proclamação da República.
Quais as contradições sociais responsáveis pelo colapso do sistema imperial? Pode-se afirmar que, até o final do século 19, as classes dominantes chinesas (ou seja, os proprietários fundiários) continuaram a ser a base de sustentação de todo o sistema imperial. Fatores externos, sobretudo ligados às pressões militares de nações europeias, levaram, no entanto, a classe dominante chinesa a se dissociar.
O principal fator de desintegração do sistema imperial emergiu diante das necessidades crescentes dos últimos governantes da dinastia Manchu de concentrar recursos materiais e financeiros para fazer frente às rebeliões internas e aos inimigos externos. As necessidades materiais e financeiras só puderam ser atendidas a partir da destruição do amplo sistema de privilégios que unia a burocracia administrativa e a classe fundiária.