História, perguntado por anelizysantos, 10 meses atrás

O que aconteceu com os negros e sua cultura quando chegaram ao Brasil?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Mahanaa
1

Olá tudo bem?

A história brasileira é marcada por vários episódios de luta popular em defesa de direitos, que garantem dignidade, respeito e, acima disso, a vida. É neste contexto, que o povo negro, vítima da diáspora que os retirou do seu continente de origem – África -, conduziu o enfrentamento cotidiano na defesa de todas as dimensões sociais e culturais que reafirmam o lugar de protagonismo na construção de uma identidade e representatividade social. Na Bahia, estado brasileiro cuja população é majoritariamente composta por negros e negras, a professora Railma Souza explica que a resistência passa, em primeiro lugar, pelo enfrentamento à visão eurocêntrica.

...

A partir de meados de 1500, aconteceu uma crise de mão-de-obra nas recém instaladas lavouras de cana-de-açúcar do Nordeste do Brasil. Os índios, que foram escravizados para trabalhar nos engenhos, ou eram dizimados por epidemias, ou fugiam ou resistiam à escravidão. Desse modo, os senhores de engenho se viram obrigados a importar o que chamavam de "peças da Guiné", os seja, os escravos das colônias portuguesas no território africano. Sequestrados na África, cerca de 4 milhões de pessoas aqui aportaram ao longo de 300 anos, até que o tráfico internacional fosse extinto em 1850. Estima-se que outros 4 milhões teriam morrido na travessia do Atlântico, nos porões dos navios negreiros.

...

Quando as primeiras caravelas portuguesas chegaram ao território africano, ainda no século 15, viram que os reis daquelas terras tinham escravos, uma forma de trabalho que fora extinta na Europa medieval. Os escravos africanos, em geral, eram inimigos aprisionados nos conflitos tribais. Vislumbrando a possibilidade de obter mão-de-obra barata para Portugal, onde faltavam braços na lavoura, os navegantes ofereceram ferramentas e armas aos reis e chefes tribais em troca de escravos. Os principais portos de embarque eram dos negros escravizados para Portugal e Brasil estavam nos territórios que hoje são os seguintes países: Senegal, Benin, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Guiné, Angola...

Após serem capturados, a maioria dos negros perderam sua cultura. Pois passavam a maior parte do seu tempo trabalhando. Isto que, a maior parte dos negros não podiam descansar. Aonde eram usados como escravos, não eram permitidos a sua cultura. A música, dança e a capoeira eram coisas raras de se ver naquela época.

_____________

Espero ter lhe ajudado! =)


anelizysantos: obgda, ajudou sim
Mahanaa: Que bom!! =)
Perguntas interessantes