Geografia, perguntado por kimberlygaby75, 6 meses atrás

O que aconteceu com as migrações do Nordeste para as outras regiões entre 1980 e 2010?

Soluções para a tarefa

Respondido por inversecosine50
3

Resposta:

Esse movimento migratório teve e tem grande relevância na história da migração no Brasil, desde a época do Império. A estagnação econômica, as constantes secas, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino.

A migração nordestina para o estado do Rio de Janeiro se concentrou da região metropolitana fluminense, e se deu continuamente a partir da década de 1950. No auge da industrialização, entre as décadas de 1960 e 1980, passaram a migrar para a região Sudeste em busca de melhores condições de vida e trabalho.

Segundo o estudo, o fenômeno de retorno no país ocorre devido “à saturação dos espaços do início da industrialização no centro-sul”, que “reduz a capacidade de geração de emprego e de novas oportunidades ocupacionais, o que coloca o movimento de retorno na pauta das estratégias de reprodução e circulação dos migrantes” ...

A maior parte das migrações envolvendo o Brasil é interna, com destaque para o forte êxodo rural ocorrido do Nordeste para o Sudeste entre os anos 1940 e 1970; e a migração de retorno, intensificada a partir dos anos 1990, do Sudeste para o Nordeste.

Associada ao processo de crescimento acelerado e concentrado da economia brasileira, que aprofundou as desigualdades regionais no país, a migração de nordestinos para a Região Sudeste entre os anos 1930 e 1970 foi um dos maiores fenômenos da dinâmica demográfica no Brasil.

O forte processo de desenvolvimento econômico, movido sobretudo pela industrialização do período 1930-1980 do sudeste, em especial São Paulo, graças à acumulação cafeeira desde o século XIX e à políticas protecionistas e de substituição de importações que relativamente favoreceram a região.

Outros religiosos que se estabeleceram no Nordeste brasileiro foram os capuchinhos, que desbravaram os sertões. Além deles, muitos costureiros, alfaiates, sapateiros, funileiros, caldeireiros e mecânicos se fixaram tanto nas capitais como no interior do Nordeste, a fim de trabalhar.

Explicação:

espero ter ajudado bons estudos e se possível me dá melhor resposta


kimberlygaby75: obrigada
inversecosine50: por nd
Perguntas interessantes