o que aconteceu com as colônias holandesa,inglesa e francesa
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Ainda no reinado de Henrique VII, o navegador italiano a serviço da Coroa inglesa, Giovanni Caboto (1497/98) explorava a região da América do Norte chamada de Carolina do Sul. Bem mais tarde, em 1578, Humphrey Gilbert tomava posse da Ilha de Roanoke, na Carolina do Norte. Ambos andavam em busca da passagem do Noroeste, que lhes permitisse chegar às Índias. A rivalidade de Elizabeth I com a Espanha, de um lado, aguçava o desejo inglês de apossar-se de terras da América e de outro, tornava-os cautelosos, por temor à Espanha. Esta, entra em decadência em termos de poderio marítimo, após a derrota da chamada Invencível Armada em 1588.
No entanto, só com a ascensão dos Stuart (1603) é que se reúnem as condições internas – intensa acumulação de capitais em mãos da burguesia e sua associação com a Coroa – e externas, com a decadência dos Habsburgo na Espanha e no Santo Império Romano Germânico. Formam-se 2 companhias de comércio às quais o Rei concede direitos de colonização e exploração da costa Leste da América do Norte. Uma Companhia, a de Londres, ficará com territórios da Flórida ao Rio Potomac, e a de Plymouth, do Cabo Fear a Nova York, ao norte, formando a Nova Inglaterra. Entre as duas, o Rei deixou um território sem ocupação para evitar as disputas entre os colonos das duas companhias. Essa “terra de ninguém” será penetrada por colonos holandeses, suecos e de outras nacionalidades, só mais tarde sendo dominadas pelos ingleses.
As condições
A Inglaterra passava então por transformações estruturais, acelerava-se o processo conhecido como “enclosures”. Esse cercamento dos campos, implicava na eliminação da servidão pela via da expulsão dos camponeses de suas parcelas de terra e da apropriação privada das terras comunais, gerando um impressionante contingente de população proletarizada e marginalizada, passível, pois, de ser atraído para a emigração. Caso não pudessem pagar sua viagem, assinavam um contrato obrigando-se a trabalhar por sete anos para pagar a dívida contraída com a passagem, alojamento, etc.
Perguntas interessantes