o que aconteceu com a população mais pobre diante do "bota-abaixo"
Soluções para a tarefa
Resposta:
A operação “bota-abaixo” ficou marcada pela maneira autoritária com que lidou com as milhares de pessoas prejudicadas pela perda de suas moradias e negócios.
Sanear, higienizar, ordenar, demolir, civilizar, foram também as palavras de ordem do prefeito Pereira Passos. Por isso mesmo, cortiços, casas de cômodos, estalagens, velhos casarões, passaram a ser os alvos preferenciais da reforma urbanística que empreendeu ao longo de seu mandato.
A população mais pobre foi diretamente prejudicada pelas ações tomadas pelo governo no "Bota-Abaixo", nome dado a uma série de reformas urbanas ocorridas no Rio de Janeiro nos anos de 1900.
Naquela época o governo da cidade (que era a capital do Brasil) queria modernizá-la, expandindo as suas vias e fazendo projetos de eletrificação, por exemplo, assim como destruir construções irregulares ou prédios que eram considerados como perigosos.
Isto significou, para muita gente, a perda de suas próprias casas, tendo muitas famílias tido de se mudar, às pressas, para regiões ainda mais precárias e distantes.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/25455768