O que aconteceu com a família Imperial após o término da monarquia?
Soluções para a tarefa
Fundada por D. Pedro de Alcântara de Bragança, até então Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e Príncipe Regente do Brasil (representando seu pai, o rei Dom João VI), a Casa Imperial do Brasil foi soberana de 1822, quando D. Pedro de Alcântara proclamou a independência do Brasil, até 1889, quando aproclamação da república brasileira derrubou a monarquia e depôs o imperador Dom Pedro II.
Dom Pedro de Alcântara, então, proclamou-se imperador do Brasil, sendo aclamado em todo o território. Tendo sido organizada dois anos depois da independência aconstituição do Império do Brasil de 1824 - a primeira carta constitucional
brasileira -, sendo o imperador, segundo a mesma, o chefe de estado e chefe de governo do Império do Brasil, bem como o chefe do Poder Moderador e do Poder Executivo.
Seguindo a tradição das monarquias ibéricas, são considerados membros da família imperial brasileira os parentes mais próximos do imperador do Brasil, desconsiderando-se aqueles que renunciaram aos seus direitos dinásticos. Com a proclamação da república em 1889, e consequente extinção do Império do Brasilnessa data, foi criado o título de chefe da Casa Imperial do Brasil para o herdeiro aparente ao extinto trono, sendo considerados como membros da família imperial brasileira os parentes mais próximos do chefe da casa imperial, desconsiderando-se aqueles que renunciaram aos seus direitos dinásticos.