O que aconteceu com a economia européia na segunda metade da década de 1920? Que conseqüência trouxe para a economia norte-americana? ME AJUDEM PFV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os Estados Unidos então - ao contrário de tempos atuais - estavam longe de serem dependentes do comércio exterior. Exportações faziam parte significante da economia americana durante a década de 1920. No final desta década, a demanda de produtos americanos na Europa iniciou a cair. Isto aconteceu porque a indústria e a agropecuária europeia tornaram-se mais produtivas, e parcialmente porque algumas nações europeias - notavelmente, a Alemanha, sob o governo da República de Weimar - estavam sofrendo sérias crises financeiras, e não tinham como comprar os produtos americanos. Isto porque a economia europeia tinha sido desestabilizada pela enorme dívida após o final da Primeira Guerra Mundial.
Abaixo alguns dados que evidenciam o impacto da crise na economia dos Estados Unidos:
PIB nominal dos Estados Unidos caiu aproximadamente 50%
O desemprego disparou e alcançou 27% (era 4% antes da crise)
Importações caíram 70%
Exportações caíram 50%
Diminuíram em 90% os empréstimos internacionais
Produção industrial caiu, no mínimo, 1/3
Produção de automóveis foi reduzida em 50%
Salário médio na indústria caiu 50%
Falência de milhares de empresas e bancos
Milhares de pessoas perderam instantaneamente todo seu patrimônio, uma vez que ele estava investido em valores da especulação que haviam desaparecido com a quebra da bolsa. Os efeitos da crise espalharam-se pelo mundo, por isso, a economia de diversos países entrou em recessão, e o desemprego disparou mundo afora.
Espero ter lhe ajudado!