O que aconteceu com a descoberta do ouro em Minas Gerais? O que mudou ?
Soluções para a tarefa
No fim do século XVII a produção açucareira no Brasil enfrenta uma séria crise devido à prosperidade dos engenhos açucareiros nas colônias holandesas, francesas e inglesas da América Central. Como Portugal dependia, e muito, dos impostos que eram cobrados da colônia a Coroa passou a estimular seus funcionários e demais habitantes, principalmente os do Planalto de Piratininga, atual São Paulo, a desbravar as terras ainda desconhecidas em busca de ouro e pedras preciosas.
A primeira grande descoberta deu-se nos sertões de Taubaté, em 1697, quando o então governador do Rio de Janeiro Castro Caldas anunciou a descoberta de “dezoito a vinte ribeiro de ouro da melhor qualidade” pelos paulistas. Neste mesmo ano, em janeiro, a Coroa havia enviado a Carta Régia onde prometia ajuda de custos de R$ 600.000/ano ao Governador Arthur de Sá para ajudar nas buscas pelos metais preciosos.
Iniciou-se então a primeira “corrida do ouro” da história moderna. A quantidade de gente deixando Portugal para vir ao Brasil era tanta que em 1720 D. João V criou uma lei para controlar a saída dos portugueses, como a proibição da emigração de portugueses do noroeste de Portugal, bem como autorizações especiais e passaportes para outros casos. De 300 mil habitantes em 1690, a colônia passara a cerca de 2.000.000.
A mão de obra escrava era predominante nas minas. Porém, o ouro descoberto no Brasil era em pequenas pedras, o que facilitava o roubo e contrabando, e por conta disso o governo de Portugal tomou medidas para conter o desvio de metais e aumentar o seu lucro. As mais importantes foram:
· Intendência das minas: 20% de todo o ouro deveria ser pago como imposto. Mas pelo fato de serem pedras pequenas, muitos mineradores e escravos escondiam o que encontravam, dificultando a cobrança de impostos.· Casas de fundição: Para resolver o problema, foram criadas essas casas onde os mineradores deveriam levar o ouro adquirido para ser transformado em barras de ouro, que passariam a ser a única forma de ouro que teria valor. Nessa transformação, já seria retirado os 20% de impostos.· Finta: Criada em 1750, agora os mineradores deveriam pagar uma taxa anual a Portugal. Quem não pagar estaria sujeito a derrama, onde a cobrança seria feita pelas forças armadas de Portugal, sendo muitas vezes violenta.
A alta taxa de impostos retirava grande parte do lucro dos mineradores, o que causou diversas revoltas. Isso enfraqueceu a mineração, que por volta do fim do século já entrava em grande declínio.
Na sociedade, a descoberta do ouro trouxe mudanças significativas. A mobilidade social aumentou, com o surgimento da classe média e com o grande número de escravos que agora compravam sua alforria, muitas vezes através do ouro que escondiam enquanto trabalhavam.
Com o crescimento da atividade urbana, a população também cresceu, e por conta disso a pecuária e as lavourasaumentaram, para poder suprir as necessidades de um povo cada vez maior.