O que aconteceu ao rei portugués Dom João VI, na guerra contra Napoleão Bonaparte, que obrigou a Corte portuguesa se mudar para o Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esperando a cura da mãe, Dom João recusa-se a receber o título de Príncipe Regente, mas desde 1792 vinha exercendo o cargo. Cabia a ele a tarefa de dirigir o pequeno país cercado de inimigos. Em 1793, alia-se à Espanha no combate à Revolução Francesa.
Nessa época, a frota portuguesa une-se aos navios ingleses na patrulha das rotas comerciais. Em 1799, finalmente recebeu o título de Príncipe Regente. Em 1801, quando Napoleão reinicia sua guerra com a Inglaterra, exige que Portugal, depois de ter se aliado à Espanha, feche os portos à Inglaterra.
Enquanto isso, D. João estava cercado de dilemas, D. Carlota, fiel às suas origens, conspira na Corte portuguesa, procurando tomar a regência, acusando o príncipe de incompetente e ameaçando levar seus 8 filhos para o rei espanhol amparar (entre eles, Pedro o futuro imperador do Brasil).
Em 1805 o casal se separa e D. Carlota vai viver no Palácio de Queluz. Para D. João, as opções eram: recusar o ultimato francês e correr o risco de ver Portugal invadido, ou fechar seus portos à Inglaterra e assistir o fim do comércio e a possível perda do Brasil.
A partida para o Brasil
Em setembro de 1806, quando Napoleão deu o ultimato, D. João decidiu embarcar com toda sua família real para o Brasil, sob a proteção de navios britânicos.
No dia 29 de novembro de 1807, sai de Portugal uma frota composta de 15 navios da esquadra real e outros navios mercantis. D. João procedia a transferência de toda a Corte e a administração do Reino para o Brasil, longe dos generais franceses.