Física, perguntado por medna5820, 1 ano atrás

o que aconteceria se um mergulhador voltasse a superfície sem passar antes pela despressurização? explique​

Soluções para a tarefa

Respondido por isadora921
6

Resposta: dependendo do tempo de mergulho e da profundidade, parte do nitrogênio presente no sangue do mergulhador passa a ficar em estado líquido. Caso o mergulhador suba rápido demais à superfície, esse nitrogênio muda de forma súbita novamente para o gasoso, formando bolhas, o que pode causar embolias.

Para evitar os efeitos da descompressão rápida, o mergulhador deve subir lentamente, fazendo paradas periódicas enquanto sobe. Tudo para que o gás dentro do seu corpo possa ser liberado de forma lenta. Caso contrário, a embolia gasosa pode ocasionar lesões, sendo as mais graves ocorridas no sistema nervoso.

caso o mergulhador tenha feito uma subida rápida demais até a superfície, uma das soluções é encaminhá-lo a uma câmara pressurizada, também chamada câmara hiperbárica. Lá, o mergulhador é submetido à pressão do ar correspondente à profundidade na qual estava. Na câmara hiperbárica, a pressão vai sendo liberada vagarosamente, permitindo que a descompressão seja feita de forma gradativa.

Respondido por LariFrancois
3

Resposta:

Ao contrário do que ocorre no alto das montanhas, onde as pressões são mais baixas, nas profundezas de rios, lagos e oceanos, devido ao peso de grandes volumes de água, as pressões tornam-se elevadas. No caso dos mergulhos de profundidade, a pressão acaba por exercer no corpo humano algumas alterações importantes. Dentre elas, a mais facilmente percebida diz respeito à diminuição do volume interno dos pulmões. Além disso, em ambientes hiperbáricos, o estado físico de alguns gases, como o nitrogênio, por exemplo, se altera de gasoso para líquido, fazendo com que o seu comportamento dentro do organismo também mude.

Explicação: A alta pressão externa a que os mergulhadores se submetem passa a comprimir, praticamente, todas as partes do seu corpo durante um mergulho em águas profundas. Segundo o médico, isso faz com que o coração demande um esforço maior. “Devido à alta pressão em volta do corpo, o coração tem que demandar mais força para que o sangue possa alcançar todos os tecidos, principalmente as extremidades

Perguntas interessantes