O QUE ACONTECERIA COM O MOVIMENTO DA TERRA, SE POSSÍVEL SUBITAMENTE ELIMINAR TODA A INFLUÊNCIA GRAVITACIONAL DE TODOS OS DEMAIS ASTROS DO SISTEMA SOLAR E DA GALÁXIA?
Soluções para a tarefa
Tudo está em constante "queda livre"
o que nos segura é a gravidade seja da terra, do sol ou de outros astros e planetas. A gravidade dos astros no espaço, como a do sol possibilita que planetas orbitem à sua volta.
A gravidade do sol por exemplo age como uma força centrípeta puxando o corpo para o centro da trajetória, porém há o vetor velocidade sempre tangenciando a trajetória. Como exemplo imagine um carro em alta velocidade que está fazendo uma curva. A força de atrito do asfalto sobre pneu age como uma força centrípeta o puxando para o centro da trajetória o mantendo preso ao chão e possibilitando que a curva seja feita. Agora imagine que o dia está chuvoso a pista está suja de óleo. Quando o carro fizer a curva a força de atrito será bem menor por causa da água e do óleo no asfalto, considerando que a velocidade é maior que a força de atrito, o carro não conseguira concluir a curva e derrapará "saindo pela tangente". O mesmo aconteceria com os planetas ao "desligar" a gravidade, os planetas seguiriam a trajetória sem essa força centrípeta os puxando para o centro, saindo de órbita e continuando o trajeto em velocidade uniforme, a mesma velocidade e sentido que estavam no momento do acontecimento, até que se choquem com outros planetas ou astros. Resumindo, haveria uma suruba espacial kkk. (Bom, essa é minha tese que criei agora com o pouco conhecimento de física que tenho. Não use como regra.) Espero ter ajudado ;)