Biologia, perguntado por cathe2002p56pxa, 7 meses atrás

O que acontece se uma planta ficar mais de 12h em baixo da luz? 20horas por exemplo... é prejudicial? (Não luz solar, luz de lâmpada)

Soluções para a tarefa

Respondido por melo28leticia3
1

Explicação:

Fotoperíodo é o tempo de exposição à luz que as plantas recebem a cada dia. Ou seja, é a quantidade de horas que a planta ficará exposta à luz e à escuridão, conforme sua fase de desenvolvimento. As plantas são sensíveis à luz e percebem qualquer tipo de alteração no tempo de exposição, o que interfere no seu desenvolvimento. Por isso, o fotoperíodo deve ser levado em consideração tanto no cultivo indoor quanto no cultivo ao ar livre.

O que muda no fotoperíodo de um tipo de cultivo para outro?

Na prática, o controle do fotoperíodo é mais fácil de ser feito no cultivo indoor porque envolve iluminação artificial e por isso a exposição à luz pode ser feita manualmente. Junto com a escolha e a instalação da iluminação adequada do grow, é quase regra instalar também um timer ou temporizador para que a luz seja ligada e desligada automaticamente, conforme o fotoperíodo programado.

No dois tipos de cultivo, o erro mais comum é não fazer o fotoperíodo no tempo indicado, afinal se ocorrer oscilação frequente as plantas sofrem com um estresse. Por outro lado, uma exposição insuficiente irá retardar o desenvolvimento das plantas. Outro erro é não levar em conta a fase em que a planta se encontra, como germinação, crescimento e floração. O tempo de exposição para uma fase não é o mesmo para outra.

⚠️ Na fase de crescimento vegetativo, o tempo de exposição à luz mais usado é o 18/6, com 18h de luz e 6h de escuridão.

⚠️ Neste estágio, há quem adote o fotoperíodo 24/0, com as luzes acesas durante todo o dia, o que encarece a conta de luz, mas que renderia um crescimento mais rápido das plantas. Há controvérsias entre os cultivadores no uso desse fotoperíodo, pois alguns defendem que as plantas precisam de um “descanso” em seus processos metabólicos.

⚠️ Outros optam pelo 20/4 quando o objetivo é cultivar variedades autoflorescentes, que pedem um crescimento mais rápido. O mesmo fotoperíodo também pode ser usado no caso do cultivo de variedades fotodependentes, como uma alternativa entre o habitual 18/6 e o extremo 24/0.

⚠️ Também pode-se optar pelo fotoperíodo 16/8, que tem o objetivo de manter a planta num crescimento vegetativo mais lento, porém sem induzir a floração. É muito utilizado para perpetuar genéticas e manter plantas-mãe.

⚠️ Na fase de floração, o fotoperíodo é de 12/12 com as luzes da estufa acesas 12h por dia e com mesmo tempo de escuridão, já que para o florescimento da planta ser ativado precisa-se no mínimo de 12h de escuro.

Perguntas interessantes