Química, perguntado por julie7890, 1 ano atrás

o que acontece quando pingamos agua oxigenada em carne cozida,e na crua??

Soluções para a tarefa

Respondido por ruanabeatri
12

É muito simples, e devo dizer que o factor mais importante aqui, e que ninguém falou é uma enzima chamada catalase.

A catalase está presente em enúmeros alimentos, como batata, beterraba, espinafre, ou em tecidos como o fígado (neste está presente em grande quantidade), ou ainda no ser humano (encontra-se normalmente no sangue).

A catalase é uma oxidorredutade, mas precisamente uma peroxidade. O que esta enzima faz é decompor o peróxido de hidrogénio, ou seja, a água oxigenada, em água e oxigénio. Desempenha assim um papel muito importante em tecidos humanos, dado que decompõem os peróxido de hidrogénio produzido nos nossos peroxissomas, e que é tóxico em altas concentrações.

Devo dizer que é muito fácil responder às perguntas acima, visto que já fiz um trabalho de laboratório sobre isto chamado "Actividade da Catalase em Alimentos", por isso passo a explicar o que aconteceu: na presença de água nunca acontece nada, tanto para o fígado crú, como para o cozido, pois não existe peróxido de hidrogénio.

Quando se tem fígado crú em peróxido de hidrogénio (água oxigenada), a catalase presente no figado, decompoem o peróxido em água e oxigénio. o oxigénio que se liberta forma a espuma que é vista. a razão pelo qual o mesmo não acontece quando este já foi cozido deve-se ao facto de que a catalase, que tem uma temperatura óptima de 37ºC, foi toda desnaturada por exposição às temperaturas elevadas no processo de cozimento do fígado. Sendo assim não há reacção e não há oxigénio produzido.

Perguntas interessantes