O que acontece quando olhamos um objeto? As ondas luminosas e as partículas de luz refletidas pelo objeto chegam aos nossos olhos e estimulam os terminais do nervo ótico, transmitindo, em seguida, esse estímulo para o cérebro. A esse complexo processo, nós denominamos de sensação, pois é apenas um estímulo que impressiona a um de nossos órgãos sensoriais – neste caso, os olhos. Esse estímulo viaja a uma velocidade incrível pelas transmissões do nervo ótico e quando o cérebro capta o objeto e o decodifica temos, então, uma percepção. GRZYBOWSKI, Carlos Tadeu . Introdução a Psicologia: Aplicação pastoral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Assinale as afirmativas abaixo com F para falsa e V para verdadeira, de acordo com o livro da disciplina: ( ) Conhecer a realidade física e a forma como se experimenta o mundo dos objetos e acontecimentos, esta é uma definição de percepção. ( ) A percepção é uma atividade mais elevada da mente, que envolve o processamento dos dados recebidos do meio antes da assimilação. ( ) Nem sempre existe uma correspondência entre a realidade física e a nossa percepção desta realidade. Assinale a sequência correta:
Soluções para a tarefa
O saber, o conhecer e a consciência humana são alvos de estudo também da psicologia. Abaixo algumas discussões relevantes:
(v) Conhecer a realidade física e a forma como se experimenta o mundo dos objetos e acontecimentos, esta é uma definição de percepção.
Correto. A percepção não está relacionada, necessariamente, à realidade física em-si. Na medida em que é particular, a percepção parte da realidade física e, sobre ela, lança interpretações.
(v) A percepção é uma atividade mais elevada da mente, que envolve o processamento dos dados recebidos do meio antes da assimilação.
Correto. A percepção, embora relaciona-se com questões particulares, próprias do indivíduo, utliza-se de dados do mundo para tal procedimento se realizar.
(v) Nem sempre existe uma correspondência entre a realidade física e a nossa percepção desta realidade.
Correto. Nossa percepção da realidade nem sempre diz respeito à realidade-em-si.