Ed. Técnica, perguntado por isasouza282, 10 meses atrás

O que acontece no alto forno?

Soluções para a tarefa

Respondido por Elizabeth5678
2

Resposta:

Alto-forno é como se chama o reator químico, na siderurgia, de tamanho variável, externamente revestido por metal e internamente com material refratário, onde é reduzido o minério de ferro, a fim de transformá-lo em ferro-gusa.

Explicação:

Respondido por advfabiananesta
0

O alto forno:  Desde os primeiros fornos, nos quais os gases eram perdidos na atmosfera, aperfeiçoamentos técnicos constantes são realizados, aumentando assim a capacidade desses aparelhos. Hoje em dia, por exemplo, podem-se produzir até 10.000 toneladas de ferro gusa em 24 horas.

Mas, para entendermos esse elemento, é preciso compreender a dinâmica da metalurgia do ferro. Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono.

A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito. Esse último tem três partes: cadinho, rampa e cuba.

Cadinho – corresponde a parte onde se acumulam o metal fundido e a escória, resultantes das reações que ocorrem no seu interior. O cadinho tem forma cilíndrica, construído em chapa grossa de aço, com revestimento interno de material refratário.

Rampa – com formato tronco-cônico; suas dimensões variam desde o diâmetro do cadinho até 10,5 ou mais, com altura que pode superar 4m. A rampa tem a espessura do refratário menor que a do cadinho, exigindo assim um resfriamento externo mediante o emprego de placas metálicas (na circulação de água).

Cuba – tem forma tronco-cônica, assim como a rampa. Sua altura, desde a rampa, pode superar 25m.

Perguntas interessantes