Física, perguntado por patrickmaciel2pdxrst, 10 meses atrás

O que acontece com os órgãos do corpo humano, quando ele chega no limite de pressão suportado no fundo do oceano? Tem efeitos colaterais? ou tem chance dessa pessoa sair de lá viva?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jujufernansil
1

Resposta:

Ao contrário do que ocorre no alto das montanhas, onde as pressões são mais baixas, nas profundezas de rios, lagos e oceanos, devido ao peso de grandes volumes de água, as pressões tornam-se elevadas. No caso dos mergulhos de profundidade, a pressão acaba por exercer no corpo humano algumas alterações importantes. Dentre elas, a mais facilmente percebida diz respeito à diminuição do volume interno dos pulmões. Além disso, em ambientes hiperbáricos, o estado físico de alguns gases, como o nitrogênio, por exemplo, se altera de gasoso para líquido, fazendo com que o seu comportamento dentro do organismo também mude.

Ao nível do mar, o ser humano sofre a pressão de uma atmosfera. Para se ter uma ideia, a partir de dez metros de profundidade, essa pressão tende a aumentar gradativamente em uma atmosfera a cada dez metros submergidos. Em condições de temperatura constante, o volume de um determinado gás é inversamente proporcional à pressão exercida sobre ele. Sendo assim, se a pressão duplica, o volume do gás cai pela metade. Ao nível do mar, nossos pulmões têm a capacidade de comportar de quatro a seis litros de ar. Sendo assim, se uma pessoa mergulha a 20 metros, como a pressão sobre ela praticamente dobra, a sua capacidade pulmonar cai pela metade, ou seja, os pulmões passarão a comportar, em média, de dois a três litros de ar. Daí explica-se o porquê de os mergulhadores sentirem uma pressão no tórax em grandes profundidades.

Explicação:

Perguntas interessantes