Biologia, perguntado por erickafernaanda, 1 ano atrás

O que acontece com o gás oxigênio quando chega na corrente sanguínea?

Soluções para a tarefa

Respondido por GreiceKellyCouto
7
Vamos começar com o sangue venoso (com baixo teor de oxigênio) que chega ao coração por duas grandes veias: as veias cavas superior e inferior. (Veja o diagrama.) Essas veias desembocam na primeira cavidade do coração: o átrio direito. Esse empurra o sangue para uma cavidade mais musculosa: o ventrículo direito. Dali, o sangue vai para os pulmões através do tronco pulmonar que se ramifica nas duas artérias pulmonares — as únicas artérias que transportam sangue venoso. Normalmente são as veias que conduzem o sangue venoso. 
Nos pulmões, o sangue libera dióxido de carbono e absorve oxigênio. Depois, vai para o átrio esquerdo do coração pelas quatro veias pulmonares — as únicas veias que transportam sangue arterial (rico em oxigênio). Do átrio esquerdo, o sangue oxigenado vai para a cavidade mais forte do coração (o ventrículo esquerdo), que o bombeia para a aorta. Daí, ele segue para o corpo. Os dois átrios se contraem juntos, seguidos pelos dois ventrículos. Essa seqüência dupla constitui uma pulsação. Quatro válvulas internas cuidam para que o sangue flua sempre num único sentido dentro do coração. 
Visto que tem de bombear sangue para as extremidades do corpo, o ventrículo esquerdo, mais musculoso, tem cerca de seis vezes mais força do que o ventrículo direito. A pressão resultante poderia facilmente causar aneurismas (protuberâncias ou dilatações nas paredes arteriais) ou até derrames potencialmente fatais no cérebro se não fosse por um mecanismo engenhoso que absorve os picos de pressão.
Respondido por catarinavaz
22
Acontece trocas gasosas, ele entra para a corrente sanguinea e o gas carbonico sai da corrente da sanguinea
Perguntas interessantes