O que a posição de destaque e a relação de tamanho entre a representação de Dante e os outros elementos do quadro sugerem ao observador sobre sua importância? ► O destaque dado a um ser humano, no quadro, é compatível com a visão teocêntrica que marcou a Idade Média? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. No quadro, Dante parece ter sido apresentado como um profeta, tendo em vista sua postura, o livro em sua mão e a coroa de louros em sua cabeça. Suas vestes vermelhas indicam uma certa simplicidade, já que não são muito luxuosas.
2. Podemos perceber que do lado direto, no alto da abóbada, há uma cruz. Na porta da montanha, há um anjo negro com asas grandes. à esquerda de Dante, embaixo, há uma figura que remete ao Diabo.
3. A pintura parece homenagear Dante, colocando-o em destaque e utilizando suas criações ao fundo para fazer referência ao seu trabalho. Podemos dizer que esse tipo de pintura não é compatível com o Teocentrismo vigente na Idade Média, já que o homem não estaria em destaque, e sim os motivos religiosos da pintura.
Explicação: