o que a pintura tem a ver com o que estava acontecendo naquele período entre Inglaterra e Espanha?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Situação política da Espanha na primeira metade do século XX
Com os ventos da Revolução Bolchevique, ocorrida na Rússia, em 1917, a Espanha, assim como outras tantas nações europeias à época, teve em seu território a ascensão de muitos grupos de extrema-esquerda, tanto de orientação socialista mais ponderada quanto de orientações radicais, como anarquistas e comunistas revolucionários. O então regime político prevalecente na Espanha era a monarquia, sendo Afonso XIII o rei. Durante o governo de Rivera, a pressão por parte das organizações republicanas, sendo a maioria de esquerda, fez com que o rei Afonso demitisse o ditador em 29 de janeiro de 1930. No entanto, a demissão do ditador deu mais intensidade às manifestações antimonárquicas.
Tais eleições mostraram uma grande adesão popular às candidaturas republicanas. No dia 14 de abril, foi proclamada na Espanha a Segunda República, e o rei teve que deixar a condição de chefe de Estado e sair do país. Um dos principais problemas da República era a tensão entre as facções dos partidos políticos. Comunistas e anarquistas aproveitaram a ambiência da guerra para destroçar tudo o que fazia referência à monarquia e à tradição católica.
As mortes eram precedidas de estupros, no caso das freiras, e tortura, no caso de padres, bispos etc. Além disso, era frequente a profanação dos símbolos sagrados do catolicismo. Muito mais igrejas foram incendiadas e vandalizadas. Sobrepelizes foram usadas em touradas de mentirinha nas ruas. Do lado nacionalista também houve barbárie, comunistas, protestantes e até mesmo sacerdotes de regiões rebeladas, como o país basco, foram eliminados.