O que a física tem a ver com o controle da pandemia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá, como vai?, serve?
Explicação:
Atualmente percebe-se que as pessoas que decidem se formar em Física, aqui no Brasil, acabam por trabalhar, em maior parte dos casos, em áreas de pesquisa e de docência. Quando falamos de uma pessoa formada em Física trabalhando em indústrias e outras áreas afim, é difícil acredita. Quando conhecemos geralmente são acompanhadas de outros profissionais, como engenheiros, ou possuem outras graduações/especializações que a permitiram atuar [1]. Com o objetivo de mostrar a importância de um profissional com essa especialização, trago a vocês como um Físico está atuando, na área da pesquisa, contra a pandemia que estamos vivenciando por conta do vírus SARS-COV-2.
Um Físico, atualmente, está trabalhando em dois pontos principais: a caracterização do vírus e em modelos teóricos que chamamos de modelos físico-matemáticos [2].
Caracterizações:
As técnicas utilizadas por físicos para poder compreender as características microscópicas do vírus são a análise de “difração de raios X (DRX)” e a “microscopia crio-eletrônica (crio-ME)” [2]. Cabe ressaltar que essas análises são de extrema importância pois é o mundo microscópico que determina como o mundo macroscópico irá se comportar. Dessa forma, se conhecemos suas propriedades e características a manipulação para conseguir soluções, como uma vacina, tornam-se muito mais fáceis. Voltando ao foco, para determinar o que está acontecendo no mundo microscópico, a crio-ME vem sendo muito utilizada pois ela permite descobrir as características de moléculas biológicas [2, 3].