O que a exploração do ouro trouxe como consequência para os indígenas da região de Minas Gerais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Boa noite,
Brainlybrainlybrainl
A resposta para a questão solicitada é:
A partir do momento em que se tornou um fato consumado a existência de ouro, desencadeou-se um fluxo imigratório. Habitantes de todas as regiões do Brasil e de Portugal partiram para a região mineira, vislumbrando o enriquecimento. O numeroso contingente populacional fez despontar um processo urbanizador imediato e sem precedentes na história do Brasil colonial.
Em Minas Gerais colonial, a escravidão baseada na exploração do braço nativo foi implantada pelos bandeirantes. Como é sabido, Mariana foi um dos principais centros escravistas das Gerais, reunindo, no ano de 1718, 10.937 escravos, do total de 34.475 cativos mineiros dedicados à faina aurífera. na segunda metade do século XVII, o preço de um índio já adaptado variava entre 20$000 e 25$000, ao passo que os índios recém-egressos do sertão eram vendidos ou leiloados por 4$000 ou 5$000.
Paralelamente às doenças causadas pelo convívio entre grupos populacionais distintos e pelo desequilíbrio ecológico nascido da derrubada das matas, as condições de trabalho deveriam ser outro fator que comprometia a saúde dos carijós. Taxa de mortalidade de escravos índios = 125,0 por mil. Lentamente, os ameríndios foram morrendo ou fugindo, dando lugar a uma escravaria de novo tipo.
“O tempo investido em estudos nos ajuda a definir a vitória sobre nossas batalhas”. Helgir Girodo.