Sociologia, perguntado por guilhermenatanf, 1 ano atrás

O que a "ética protestante" exemplifica sobre a ação social?

Soluções para a tarefa

Respondido por giulliaspol
2

Resposta:A ética protestante do trabalho, a ética calvinista do trabalho ou a ética puritana do trabalho é um conceito na teologia, sociologia, economia e história qual enfatiza que trabalho árduo, disciplina e frugalidade são um resultado de uma subscrição da pessoa para os valores expostos pela fé Protestante, particularmente.


giulliaspol: por nada linda .^.
Respondido por karenineegabrielly
1

Resposta:Karl Emil Maximilian Weber nasceu em 1864, em Munique, Alemanha. Durante esse período, o autor vivenciou importantes acontecimentos históricos como a segunda revolução industrial; o processo de unificação até o fim do Império Alemão[1]; Pela Dinastia Bismark[2]; e pela 1º Guerra Mundial.

Durante sua vida, o autor frequentava sanatórios devido ao seu colapso mental em 1897, quando seu pai faleceu, sofrendo de depressão, ansiedade e insônia. Após esse colapso, o jovem Weber acaba afastando-se da faculdade em que trabalhava para cuidar de sua saúde até seu retorno em 1903(Max Weber Biography, 2014).

Um ano após seu retorno ao ensino universitário, em 1904, ele realiza palestras sobre seus artigos, que logo em seguida serão compilados no livro “A Ética Protestante e O Espirito do Capitalismo”.

A obra aborda as influências do calvinismo no capitalismo moderno. Um tempo depois da publicação, Weber estava produzindo obras para dar continuidade a essa pesquisa para outras vertentes e religiões. Porém, ele contraiu uma gripe e acabou morrendo em Munique em 1920(Max Weber Biography, 2014).

Durante sua vida, Weber foi economista, jurista e considerado um dos fundadores da sociologia que o ocidente conhece atualmente. Ele influenciou diversos campos de estudo, como administração, filosofia, economia e ciências políticas.

PENSAMENTOS DE MAX WEBER NA SOCIOLOGIA

Antes de apresentar a obra A Ética Protestante e O Espirito Do Capitalismo e Os Três Tipos de Dominação Legítima de Weber, é importante mostrar o método de pesquisa que permeia ambos os textos.

Pioneiro de uma abordagem diferente da sociologia, Weber acreditava que o sociólogo precisava entender os “tipos ideais” e as “ações sociais” presentes na sociedade. Em sua obra inacabada Economia e Sociedade, o autor apresenta para o leitor essa interpretação.

Tipos ideais

A definição simples de “tipos ideais” seria semelhante a uma “caricatura” ou um “exagero da realidade”. Tentando entender a sociedade, o sociólogo precisava “caricaturar” seu recorte de pesquisa ou seja, seu objeto de estudo, para que as características principais destaquem-se,enquanto as partes menos importantes fossem completamente invisíveis. Assim facilitaria o papel do sociólogo para a compreensão da sociedade(BODART, 2010).

Ação social

Um outro conceito importante para o entendimento do pensamento de Weber é o de “ação social”. Em sua visão, o indivíduo possui uma capacidade de agir, e suas ações seriam determinadas por sua visão de mundo que surgiam por um entendimento coletivo(CABRAL, 2016). Segundo o autor, o sociólogo precisa entender essas ações sociais que é orientada por essa estrutura coletiva de entendimento. Ele divide em quatro tipos:

a ação social racional com relação a fins, onde a ação é racional que determinando um objetivo, ou seja, um fim, toma as atitudes racionalmente mais eficientes;

a ação racional com relação a valores, na qual é guiada por um valor, seja ele, religioso, político, moral, ético, etc.;

a ação social afetiva, em que é movida por uma emoção ou sentimento como medo ou inveja;

ação social tradicional é motivada por um costumes ou hábitos antigos(CABRAL, 2016).

Explicação:

Perguntas interessantes