O que a em comum na história do surgimento das primeiras civilizações
Soluções para a tarefa
Em primeiro lugar precisamos saber o que se entende por civilização.
Vamos considerar algumas palavras como:
Civilização – civis = cidadão (latim)
Urbano – urbes = cidade (latim)
Político – polis = cidade (grego)
Então vamos definir que a civilização é a vida nas cidades.
Portanto vamos estudar as primeiras civilizações baseados nos povos que construíram e viveram em cidades, modificando o ambiente e criando pontes entre o próprio homem e a natureza.
Nos períodos Paleolítico e Neolítico certamente o homem construía seus abrigos, suas casas, mas ao que se sabe, nada de parecido com uma cidade.
Segunda alguns historiadores, a primeira cidade foi Kish, seguida por Eridu, Nipur, Uruk e Lagash, estas cidades teriam dado origem as primeiras civilizações, que habitavam a Mesopotâmia, esta palavra deriva do grego e significa terra entre 2 rios, estes 2 rios eram o Rio Tigre e o Eufrates. Por outro lado, escavações lideradas pelo arqueólogo James Mellaar, revelaram uma cidade mais antiga que Kish, o nome desta cidade é Katalhoyuk, e fica na Anatólia (atual Turquia) as origens desta cidade remontam a 9.000 A.C, e diferente de Kish e outras cidades, Katalhoyuk desenvolveu-se graças ao sal, e não a agricultura.
As grandes civilizações que habitaram a Mesôpotamia foram a civilização Suméria, Babilônica, Assíria e Acádia.
As cidades eram muradas e possuíam ruas, casas, prédios públicos, templos e palácios. Temos então, o homem causando modificações no ambiente natural, que podem ter sido intencionais ou não. Porem destas cidades (ou de grande parte delas) só sobraram ruínas abandonadas para contar a história.