História, perguntado por Dhenisl1, 1 ano atrás

O que a de comum em nomadismo digital e caçadores coletores?

Soluções para a tarefa

Respondido por Edunah
4

Existem vários tipos de sociedades em todo mundo e que se desenvolveram em diversos momentos históricos. De modo geral, as sociedades podem ser divididas genericamente em sociedades nômades, sociedades agrícolas tradicionais e sociedades capitalistas.

Estas três caracterizações não necessariamente seguem uma ordem de evolução, pois ainda hoje existem sociedades organizadas a partir de práticas de nomadismo e em preceitos agrícolas tradicionais. Os agrupamentos humanos podem ser divididos também entre povos nômades e povos sedentários.

Caçadores e Coletores: as primeiras sociedades

As sociedades nômades de maior expressividade, também definidas como sociedades de caçadores e coletores, existiram há 50.000 anos antes do tempo presente, e hoje encontram-se bastante limitadas.

Estas sociedades tinham como características básicas os agrupamentos humanos sem grande expressividade quantitativa, e cujas pessoas viviam a partir de atividades como caça, pesca e coleta de plantas para sua subsistência. Além disso, eram sociedades onde não havia expressividade em relação às desigualdades sociais, pois elas não acumulavam coisas, mas obtinham apenas aquilo que consideravam necessitar para sua sobrevivência.

No âmbito das sociedades caçadoras e coletoras, as classes eram divididas em conformidade com as idades e gêneros dos indivíduos.

As sociedades caçadoras e coletoras ainda existem em algumas partes do mundo, mas encontram-se praticamente em processo de extinção, pois as sociedades têm se tornado cada vez mais sedentárias, ou seja, acomodadas em um local fixo.

Nas porções mais áridas (desertos) da África ainda existem populações que sobrevivem desta forma, bem como na Nova Guiné e mesmo no Brasil, no interior da floresta amazônica principalmente, onde agrupamentos indígenas sobrevivem a partir da caça e da pesca, bem como da coleta de plantas comestíveis.

Estes povos, caçadores e coletores, não acumulam bens materiais para além daquilo que necessitam para sobreviver, sendo que seus artefatos materiais se baseiam em armamentos necessários para caçar animais para alimentação, instrumentos rudimentares para cavar e construir seus abrigos, instrumentos e materiais para fabricação de armadilhas e ainda os utensílios necessários para produzir seu alimento.

Perguntas interessantes