Artes, perguntado por gabrielle0014, 10 meses atrás

o que a dança e a música significam para os povos indígenas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por vsalesdaniel
5

Resposta:

Aspecto cultural

A dança indígena tem o objetivo de realizar rituais que podem ser por várias razões, como: fazer homenagem às pessoas mortas, agradecer pela colheita, pesca, além de outros motivos.  

Dessa maneira, entende-se que a dança indígena possui intenções diferentes de outras danças porque é uma prática que abrange rituais e costumes.  

A singularidade da dança indígena  

A dança é uma ato artístico que envolve a expressão corporal, realizada por diversos movimentos. Essa ação pode ser acompanhada por música de diferentes ritmos. Dançarinos usam esse artifício para, na maioria das vezes, executarem apresentações sejam em teatros, ruas, ou em outros lugares.

Ao tratar da dança indígena entende-se que ela possui uma singularidade comparada a outras danças brasileiras ou qualquer outro estilo. Os índios realizam esse ato com o objetivo de praticar um ritual. Os intuitos são os mais variados, como: espantar maus espíritos, expulsar doenças, agradecer a colheita, a caça, marcar mudança de fase do jovem para a idade adulta, dentre outros motivos.

Explicação:

Rituais

Índios cantando no Guarupu.

Dança Terena nos Jogos dos Povos Indígenas em Olinda.

Dança Tupiniquim de protesto em Aracruz, Espírito Santo.

Uma das bases do sistema social indígena são os grandes rituais como o Quarar, o Warrior, o Iamuricuma e os rituais de iniciação. Estes cerimoniais, dos quais muitos são intertribais, funcionam como uma língua franca de comunicação não-verbal entre etnias diversas. Segundo Franchinote e Basso, "as festas costuram a sociedade alto-xinguana, um circuito cerimonial que veicula alianças e metaboliza conflitos, absorvendo ritualmente a alteridade.... Esta visão do ritual intertribal como linguagem franca coloca a música no cerne do sistema xinguano, considerando-se que estes rituais são, por excelência, rituais musicais".[6]

Há rigorosas prescrições para uso de determinadas melodias e para quem será o intérprete, e para quando serão executadas. Há músicas e instrumentos exclusivos dos homens, outros só de mulheres, ou melodias cantadas apenas em um certo rito ou com uma função específica. Em diversas etnias existe um ciclo de rituais de grande importância relacionados às flautas sagradas, sendo realizados apenas por homens e com um instrumental cuja visão é vedada às mulheres.

A interpretação musical pode ser cercada de rituais menores, propiciatórios ou facilitadores, como a pintura de uma linha sobre o ouvido e lábio para facilitar o aprendizado de canções, colocar um ramo de enodo réu à orelha para não esquecer a melodia, e uma série de outras praxes.[7]

Respondido por mayaraingrid508
2

Resposta:

Como desenvolver?

Na roda inicial, pergunte como comemoram as coisas boas da vida: quando o time do coração marca um gol, como se manifestam? Gritando Goooool….,  cantando o hino do time? E quando um amigo ou familiar faz aniversário? Cantando parabéns e partilhando um bolo? E o carnaval? Quem comemora, frequenta bailes ou sai em blocos pela rua, acompanhados de uma pequena banda, não? Já foram a casamentos com festa? Como era? Repararam que a dança e a música estão sempre presentes nessas celebrações?

A dança e a música são linguagens da arte, usadas como expressão de sentimentos e pensamentos relacionados às circunstâncias da vida.

A arte nunca esteve separada da vida, sempre fez parte do cotidiano das pessoas. Nas sociedades antigas, as manifestações artísticas tinham funções bem definidas: pedir algo às divindades, agradecer uma graça, receber um bebê que chega ao mundo, ou auxiliar o morto em sua viagem para outros mundos. Nelas, tais atividades são consideradas sagradas, constituem o elo entre o homem e a divindade.

A arte foi adquirindo outras funções no decorrer da história da humanidade, mas essa forte relação com a natureza e a divindade podem ser vistas ainda hoje em sociedades tribais não letradas, contemporâneas, como nas aldeias indígenas brasileiras, por exemplo.

Convide-os a “viajar” um pouco por algumas tribos indígenas brasileiras, por meio de apresentações de rituais que incluem a dança e a música. Diga-lhes que vai projetar pequenos vídeos com algumas celebrações de alguns povos indígenas de diferentes regiões do Brasil.

Perguntas interessantes