Geografia, perguntado por miguelmarronisilva, 7 meses atrás

O que a anamorfose acima demonstra quanto a distribuição de casos de covid-19 no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por darkzinho18
0

Resposta:

A anamorfose geográfica é uma forma de representação cartográfica na qual os limites, aqui dados pelas Unidades da Federação, são distorcidos para estabelecer uma relação proporcional entre a área e a quantidade de dados de interesse da geografia. Na presente representação, observa-se a representação de casos confirmados (Mapa 01) e de Óbitos (Mapa 02) de COVID-19, o que nos permite observar a disparidade da situação entre os estados brasileiros.

No mapa 01 (casos confirmados) destaca-se 5 Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará e Bahia) que apresentaram maior quantitativo de casos confirmados, consequentemente, maior distorção. As cores foram utilizadas para representar a taxa proporcional de casos confirmados por 100 mil habitantes. Nessa representação coroplética com a taxa de casos pode-se observar o destaque da região Norte do país (Roraima, Amapá, Amazonas, Acre).

No mapa 02 (óbitos) destacam-se 5 Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Ceará e Pernambuco) que apresentaram maior quantitativo de óbitos absolutos. Neste caso, a anamorfose de casos, revela a concentração na região Nordeste do país. As cores foram utilizadas para representar a taxa de óbitos por 100 mil habitantes, na mesma lógica dos casos confirmados. Aqui destaca-se o Ceará, que é o segundo Estado com mais casos confirmados, e o terceiro em número de óbitos.

A anamorfose geográfica, no caso desses dois mapas, foi importante, na medida que consegue traduzir, ao distorcer os limites estaduais, os números da pandemia no Brasil, e também das desigualdades regionais.

Perguntas interessantes