O quanto esses aparelhos, equipamentos são úteis e necessários às atividades humanas nos dias de hoje.
Soluções para a tarefa
Nesse Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos repensar nossos hábitos?
Todo mundo tem uma ideia, meio intuitiva, do que é o meio ambiente. Afinal, estamos inseridos nele. Em uma definição mais conceitual, ele é o conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos que cerca a vida terrestre. A relação entre os seres vivos e a natureza acontece em um sistema de trocas em que um influencia o outro.
Essa relação entre os seres, o meio ambiente e as condições que abrigam e regem a vida em um determinado lugar – como temperatura, umidade, luz, solo, vento e clima – são chamados de ecossistemas. Quando o equilíbrio entre todos esses elementos é afetado, não é difícil de imaginar (e sentir) as consequências, não é mesmo?
Por isso, a preservação ambiental é fundamental para o nosso desenvolvimento e até para nossa sobrevivência e das futuras gerações. Com essa questão em vista, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de trazer a atenção dos governantes e da sociedade para a importância de se pensar em medidas globais sobre o tema.
Quer saber mais sobre a história do Dia Mundial do Meio Ambiente e entender qual o seu papel nisso tudo? Então continue a leitura!
Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente
Há 47 anos, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972, a ONU resolveu tomar uma grande atitude em prol da preservação do meio ambiente. O resultado disso foi a instituição do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho.
Essa foi a primeira grande ação de nível mundial com a intenção de chamar a atenção de todas as esferas da população para a questão da preservação ambiental e os problemas enfrentados nesse sentido. Na época, os recursos naturais ainda eram considerados por muitos como sendo inesgotáveis, e era necessário promover ações que conseguissem demonstrar o perigo dessa percepção.
O evento, que acabou ficando conhecido como Conferência de Estocolmo, deu o pontapé inicial para que se iniciasse uma mudança na forma de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo. A partir daí, foram estabelecidos princípios que orientaram a criação de uma política ambiental em todo o planeta.
No entanto, na prática, o desafio ainda é grande. Destruição de florestas, poluição de rios e mares, e o perigo do desaparecimento de espécies, por exemplo, são alguns dos pontos que impactam na sobrevivência de ecossistemas inteiros e na manutenção da biodiversidade. Por isso, precisamos, de verdade, mudar nossos hábitos e repensar a forma como vivemos atualmente.
Principais problemas que afetam o meio ambiente
Os problemas nessa área são inúmeros e, para alcançarmos uma melhoria nesse cenário, é necessário o envolvimento da sociedade em todas as suas esferas. Para vermos mudanças de verdade, a participação e o compromisso dos poderes público e privado é fundamental.
Entre os principais problemas que ameaçam a preservação ambiental no mundo hoje, se destacam:
descarte inadequado de lixo;
falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem;
consumo excessivo de recursos naturais;
desmatamento;
inserção de espécies exóticas em diferentes ecossistemas;
uso de combustíveis fósseis;
poluição do ar;
desperdício de água;
falta de esgotamento sanitário.
Como vivemos um momento de expansão demográfica e uma cultura de consumo em excesso — incompatível com a capacidade do planeta de renovar seus recursos naturais —, podemos prever que em breve teremos que lidar com o racionamento e até o esgotamento desses bens.
Por isso, o incentivo de medidas educativas, a disseminação de conhecimento sobre uso consciente e adoção de novos hábitos com foco no bem-estar de todos é imprescindível para que possamos garantir o nosso futuro. Ou seja, o desafio da preservação do meio ambiente é, também, um desafio pela manutenção da vida. Harmonizar nossa relação com o planeta é assegurar a sua capacidade e desenvolvimento sustentável.