o qual era o objetivo da operação Barbarossa
Soluções para a tarefa
Operação Barbarossa foi o nome dado à manobra militar da Wehrmacht (Forças Armadas da Alemanha) contra a União Soviética, que durou de 22 de junho a 5 de dezembro de 1941. A operação foi comandada pelo general Franz Halder e recebeu esse nome por referir-se ao Sacro Imperador Romano-Germânico do século XII, Frederico Barba Roxa (Barbarossa).
Ruptura do Pacto Germano-Soviético de não agressão
Para se compreender a razão pela qual o ataque nazista à União Soviética ocorreu em 1941, é necessário recordar que, nos dois anos anteriores, Stalin e Hitler haviam firmado um pacto de não agressão, o Pacto Germano-Soviético (ou Ribentropp-Molotov, nomes dos respectivos diplomatas que assinaram o documento). Esse tratado foi assinado em 23 de agosto de 1939, oito dias antes de a Alemanha invadir a Polônia e, portanto, dar início à Segunda Guerra. O objetivo era garantir que as duas potências não entrariam em guerra, caso houvesse uma reação das potências ocidentais às manobras militares da Alemanha na Polônia.
O Pacto, no entanto, foi rompido quando a Alemanha começou a traçar aliança com os japoneses, que, por sua vez, ameaçavam a URSS no front oriental. Além disso, era sabido que o pacto de “paz” entre nazistas e soviéticos era temporário, pois tanto uma quanto outra potência planejavam sua própria forma de dominação territorial do continente europeu. O plano nazista, por exemplo, previa a transformação do Leste Europeu em um grande “celeiro” de abastecimento de alimentos para o Império Alemão. Para tanto, toda a população eslava deveria ser escravizada, e todo o aparato industrial soviético, destruído.