O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo, os ameríndios aparecem com feições apolíneas e cabelos anelados. Nesta representação, como em muitas outras, os personagens mais se assemelham aos europeus do que propriamente aos povos da América. O quadro, assim, acaba nos dizendo mais sobre o olhar do próprio europeu do que sobre aqueles que procurava retratar. A identidade dos grupos humanos é uma característica fundamental para a criação de um "nós coletivo" que, ao mesmo tempo, identifica e diferencia os grupos entre si. Sobre a identidade, considere a INCORRETA dentre as afirmativas a seguir.
a) A identidade possui natureza estática e imutável, daí perpassa as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um tronco comum.
b) Como em um jogo de espelhos, a identidade é construída a partir das representações que os grupos fazem dos outros, o que permite que enxerguem a si mesmos.
c) Mesmo com o peso da herança genética que os diferentes grupos humanos apresentam, ela não impede transformações de identidade.
d) A identidade supõe um processo de ressignificação das diferenças entre os grupos sociais em função de um determinado contexto.
e) A ressignificação parte da identificação do que sejamos “nós” em relação aos “outros” e se baseia nas transformações derivadas do contato entre os grupos.
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa A é incorreta.
Bem, a identidade não necessariamente é estática e imutável, ela pode variar, assim como nós indivíduos evoluímos e podemos melhorar, sendo reeducados, conhecendo outras culturas, redescobrindo nossas significações entre outros pontos importantes para a interação com outros indivíduos.
Por fim, a identidade ela ultrapassa as gerações, que também mudam com o passar do tempo devido aos acontecimentos e evolução dos recursos disponíveis.
Até mais!
Resposta:
a) A identidade possui natureza estática e imutável, daí perpassa as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um tronco comum.
Explicação:
(geekie)
A formação das identidades étnicas e culturais pressupõe os contatos entre os diferentes grupos humanos e caracteriza-se pela contínua mudança, ainda que não seja detectada no decorrer de poucas gerações. São os contatos que promovem alterações de hábitos e a assimilação de relações, no fenômeno de ressignificação cultural. Um exemplo bastante representativo está na cultura afro-brasileira, resultante dos séculos de escravidão e miscigenação que marcaram nosso desenvolvimento histórico.