O quadro “O vagão de terceira classe”, de Honoré Daumier, de 1862, e uma obra realista.
Descreva oque representa as personagens e o ambiente
Soluções para a tarefa
Daumier foi um pintor, escultor e caricaturista nascido na França no ano de 1808, ficou conhecido pelo tom de crítica social que suas obras continham. Tinha uma visão materialista, visão esta desenvolvida por Marx e Engels, que propuseram uma visão de mundo entre os que tinham e os que não tinham, podendo você ter capital, terra ou meio de produção (os que tinham) os que não tinham eram os que vendiam sua força de trabalho para os que tinham. Bem depois de contextualizado a ideologia por trás da obra analisaremos esta.
O vagão de terceira classe trata da representação do cotidiano de pessoas humildes (pobres) nenhuma apresenta traço de riqueza, apenas simplicidade, uma mãe que alimenta seu filho, um senhor ou uma senhora de idade com marcas da vida em seu rosto, com olhar fundo e melancólico, carregando uma cesta (possivelmente traria alimento) e uma criança pequena a dormir com uma caixa ao seu lado (onde nota-se que o artista aproveitou-se para fazer sua assinatura da obra h. daumier), não há felicidade em seus rostos, todos estão sérios. Daumier era conhecido por representar a miséria e a desgraça mas conservando a dignidade, nas feições é possível ver que são pessoas trabalhadoras e humildes, mas sofridas com o tempo. É como se o pintor quisesse representar não a realidade externa nestas pessoas em primeiro plano mas sua condição introjetada, sua tristeza, sua canseira, arraigados em seu espirito depois de vários anos de rotina de trabalho, capaz de mostrar assim sua essência. Em cada personagem do plano principal é possível ver seu estado de espírito, como se este estivesse em uma multidão solitária, ambas perdidas em sua triste individualidade de sofrimento, pois embora estejam juntas não prestam atenção umas as outras, cada um perdida em seu desvaneio.
As pessoas ao fundo parecem um pouco melhor vestidas, com cartolas, mas ambas também não possuem sorriso ou traço de alguma felicidade, o quadro em geral trata da tristeza e realidade da classe trabalhadora, e a tonalidade ocre, alaranjada que predomina grande parte do quadro só contribui para tal sentimento, quando não as sombras escuras nos rostos que realçam o sofrimento do dia a dia.
(Espero ter ajudado depois me conta ^.^)
A obra “O vagão de terceira classe”, de Honoré Daumier é uma obra realista pois o autor procurou mostrar a tristeza e a miséria da maioria da população que viajava nos vagões de terceira classe dos trens franceses da época.
O realismo de Honoré Daumier
Honoré Daumier (1808-1879) é um dos mais importante artista realista francês do início do século XIX, com suas obras de conteúdo satírico social e político.
A obra “O vagão de terceira classe”, denuncia a miséria social da maioria da população francesa, quando homens, mulheres e crianças utilizavam os trens na terceira classe, em ambientes escuros e apertados.
Entretanto observa-se também a postura resignada das pessoas que através da luta diária procuravam manter a dignidade da vida, contra as terríveis condições impostas pelo governo liberal-burguês.
Bons estudos!
Saiba mais sobre sobre Honoré Daumier em: https://brainly.com.br/tarefa/17680174