Sociologia, perguntado por barbaraluan568, 10 meses atrás

O quadro familiar torna-se, assim, tão poderoso e exigente, que sua sombra persegue os indivíduos mesmo fora do recinto doméstico. A entidade privada precede sempre, neles, a entidade pública. A nostalgia dessa organização compacta, única e intransferível, onde prevalecem necessariamente as preferências fundadas em laços afetivos, não podia deixar de marcar nossa sociedade, nossa vida pública, todas as nossas atividades. Representando, como já se notou acima, o único setor onde o princípio de autoridade é indisputado, a família colonial fornecia a ideia mais normal de poder, da respeitabilidade, da obediência e da coesão entre os homens. O resultado era predominarem, em toda a vida social, sentimentos próprios à comunidade doméstica, naturalmente particularista e antipolítica, uma invasão do público pelo privado, do Estado pela família.”. ( HOLANDA, 1992, p. 50.) Considerando o fragmento do texto acima pode-se afirmar que o autor: Escolha uma: a. Tratou da relação entre o privado e o público como uma peculiaridade do modo de ser brasileiro, afirmando que o familismo é uma das grandes vantagens do brasileiro. b. Exaltou a peculiaridade do homem brasileiro por empregar na politica toda sua afetividade e religiosidade. c. Considerou que um dos problemas brasileiros era a falta de emoção nas relações pessoais, o que nos tornou altamente frios e técnicos com as questões políticas. d. Observou que o familismo do povo brasileiro lhe dificultava o reconhecimento da moderna impessoalidade nas relações sociais e politicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

A alternativa A está correta.

Na relação entre o público e o privado fica claro observar que há um familismo em nosso país que é estrutural, logo, não acontece há pouco tempo.

O que nos leva a analisar as ambiguidades do liberalismo, onde  podemos citar:

A igualdade nas ideias teóricas, quando na realidade nossa sociedade é composta por camadas menos favorecidas. Um outro ponto é a opressão das classes financeiramente mais ricas sobre as que carecem de atenção.

Nota-se que o neoliberalismo parte de uma versão melhor implementada do liberalismo que surgiu após o período pós guerra.


barbaraluan568: muito obrigada:)
Perguntas interessantes