Pedagogia, perguntado por lantejola, 1 ano atrás

“O quadro familiar torna-se assim, tão poderoso e exigente, que sua sombra persegue os indivíduos mesmo fora do recinto doméstico. A entidade privada precede sempre, neles a entidade pública. A nostalgia dessa organização compacta, única e intransferível, onde prevalecem necessariamente as preferências fundadas em laços afetivos, não podia deixar de marcar nossa sociedade, nossa vida pública, todas as nossas atividades. Representado como já se notou, o único setor onde o princípio de autoridade é indisputado, a família colonial fornecia a ideia mais normal de poder, da respeitabilidade da obediência e da coesão entre os homens. O resultado era predominarem em toda a vida social, sentimentos próprios a comunidade doméstica, naturalmente particularista e antipolítica, uma invasão do público pelo privado, do Estado pela família.” HOLANDA,Sérgio Buarque,Raízes do Brasil,Rio de Janeiro:José Olympio, 1992,p. 50 Assinale as afirmativas corretas; I – A família colonial exerceu uma força muito grande na sociedade, deixando marcas de autoritarismo e machismo presentes na sociedade até os dias de hoje. II – Todos as relações descritas no texto de Sérgio Buarque de Holanda, refere-se a família e os bens que possuem e agregando valor e poder. III- Podemos concluir que a entidade privada diz respeito a força social representada pelo governo monárquico do século XVII no Brasil. IV- Conclui -se que a família colonial patriarcal forneceu o modelo para a vida política, e as relações entre governo e governados.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
7

Olá,


Acredito que a resposta seja: I e IV


Quando lemos o texto de Sérgio de Holanda conseguimos ver a representação de vários elementos das famílias coloniais, e como essa essas famílias são de grande importância até mesmo para os dias hoje, causando influência até mesmo na política.


Assim o texto leva em questão não somente as ideias relacionadas a família, mas também aos modelos políticos e sociais que ainda carregamos conosco desde esse período, mostrando a força do tradicionalismo como cultura do povo brasileiro.

Perguntas interessantes