) O quadro "A Morte de Marat", estudado na aula, representa um acontecimento emblemático da Revolução Francesa (o assassinato de um dos seus chefes políticos), cujos conflitos e o processo revolucionário só foram solucionadas com a ascensão de Napoleão Bonaparte. Jean-Paul Marat, amigo de David, tinha uma doença de pele dolorosa que o obrigava a permanecer dentro de uma banheira durante o dia enquanto trabalhava. Um dia, Charlotte Corday entrou no aposento, tendo como pretexto a entrega de uma mensagem e assassinou-o. Para David, este quadro foi concebido como um monumento para um homem que foi simultaneamente herói, mártir e amigo. A obra parte de um ponto de vista documental, enquanto testemunho e descrição da ação. A composição é francamente encenada, de forma incluir todos os sinais e pistas para uma identificação e compreensão do acontecimento: a banheira, a faca, a carta, a ferida e o sangue. Sobre esta obra, assinale a alternativa correta: *
1 ponto
Imagem sem legenda
a) O retrato mostra a dramaticidade extrema, característica do Barroco, através de sua luz e sombra, uma vez que se baseia em algumas experiências de temática religiosa de Caravaggio.
b) Este é retratado jovem e belo, com uma expressão serena no rosto. A sua posição lembra a “Pietá”, de Michelângelo, conduzindo a uma analogia com a iconografia cristã.
c) A obra trabalha em um retrato fiel da realidade, sem intuído de idealização e construção de um mártir.
d) Todas as alternativas são falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b)Este é retratado jovem e belo, com uma expressão serena no rosto. A sua posição lembra a “Pietá”, de Michelângelo, conduzindo a uma analogia com a iconografia cristã.
Explicação:
A alternativa que melhor se refere a entrega da obra "A Morte de Marat" é a letra B, por mostrar corretamente os traços joviais e belos propostos pelo artista.
A Morte de Marat está sendo atualmente exposta no Musées royaux das beaux-Arts de Belgique em Bruxelas. Podemos notar que apesar de mostrar um corpo morto, o de Jean-Paul Marat, vemos sua jovialidade, por ser um revolucionário que buscava a mudança, que tinha sua força direcionada para o novo.
Podemos notar, que por ser uma obra documental, o autor tentou passar para o público, diferentes nuances dentro da construção do acontecimento, por isso, os elementos que vão desde a banheira até a faca, a ferida e o sangue, podem ser entendidos como uma interpretação de um caso.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/7447716
2)B