Inglês, perguntado por antonionunesfilho7, 10 meses atrás

o q podemos esperar do futuro no aumento da língua inglesa ​

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandasantanasilv1
0

Resposta:

Geralmente me perguntar sobre o tempo verbal futuro na língua inglesa. De modo mais simples, querem mesmo saber a diferença entre o uso de  ‘going to’ e o ‘will’, assunto esse já abordado aqui no blog na dica “Will ou Going to?“. Dias atrás, publiquei também uma dica falando sobre o uso do Present Continuous [be -ing] e nele mencionei o fato desse tempo verbal também ser usado para se referir ao futuro em inglês. Caso queira saber mais leia a dica Tempos Verbais: Present Continuous.

Na dica de hoje, quero falar um pouco mais sobre essa dúvida que paira sobre a cabeça de muitos estudantes (e também professores). Só não sei se vou conseguir resolver o problema ou complicar ainda mais a situação. Afinal, você vai aprender algo sobre o futuro em inglês que pode mudar o modo como você o vê. Então, vamos ver no que vai dar!

Do ponto de vista do uso da língua saiba que a língua inglesa NÃO possui o tempo verbal futuro. É isso mesmo que você leu! Do ponto de vista do uso real da língua inglesa o futuro simplesmente não existe. Em outras palavras o que isso significa é que não há em inglês um tempo futuro como nós temos em português. Para nós o futuro é expresso por meio do tempo verbal conhecido como Futuro do Presente do Modo Indicativo:

eu estudarei

tu estudarás

ele estudará

nós estudaremos

vós estudareis

eles estudarão

O Futuro em Inglês Na língua inglesa não existe uma forma assim tão clara de indicar o futuro.

O que existe mesmo em inglês são maneiras diferentes de expressar uma ação (fato, acontecimento) no futuro. Veja bem! Estou falando que há maneiras diferentes de expressar o futuro em inglês e não uma uma forma fixa como temos em português. Essas maneiras diferentes em inglês são o uso de will, be going to, may, might e present continuous.

Cada uma dessas maneiras é usada de acordo com a intenção de quem fala. Isso significa que não uma regra, uma lógica, uma coisa fixa para cada momento. A pessoa ao expressar algo no futuro pode usar a forma que achar melhor para o momento em que está falando. Portanto, de modo isolado e geral todas as sentenças abaixo estão corretas:

I will travel next year. (uso de will)

I am going to travel next year. (uso de be going to)

I am traveling next year. (uso de present continuous)

I may travel next year. (uso de may)

I might travel next year. (uso de might)

O fato mais interessante nisso tudo é que cada uma dessas sentenças acima podem ser ditas de acordo com o que a pessoa realmente deseja comunicar no momento em que diz isso. Não há uma regra 100% absoluta para indicar quando usar um jeito ou outro. Um linguista e gramaticista inglês escreveu o seguinte ao falar sobre o futuro em inglês:

Não há nenhuma possibilidade de propormos uma regra simples, de fácil acessibilidade e abrangente que permita descrever as diferenças entre as diferentes maneiras de expressar o futuro em inglês.                                                                              vai acontecer, há uma tendência de usar o “be goincéu, nota nuvens negras e percebe que vai chover, ela então diz: “It’s going to rain“. Vamos mudar a situação! Digamos que você observa um muro está rachado, você acredita que o estado dele é muito ruim e que em breve ele cairá. Então, você diz “this wall is going to fall soon“. Baseada em sua experiência de vida e das evidências observadas, você comunica a ideia usando “be going to“; pois, o uso de “be going to” envolve uma série de evidências que o falante possui e assim o utiliza para expressar o fato futuro.

Agora digamos que você queira perguntar algo a alguém? Qual seria a melhor maneira possível? Qual das opções abaixo é a correta?

What will you do tomorrow? (uso de will)

What are you going to do tomorrow? (uso de be going to)

What are you doing tomorrow? (uso de present continuous)

Do ponto de vista estático da língua (regras gramaticais) as três sentenças estão corretas.  

Mas, o que dizer das sentenças abaixo:

What will you do when you finish college? (uso de will)

What are you going to do when you finish college? (uso de be going to)

As duas estão corretas do ponto de vistas das regras gramaticais. Já no ponto de vista do uso real e prático da língua há diferenças. As duas sugerem situações diferentes.

Perguntas interessantes