Sociologia, perguntado por FernandoCnc, 11 meses atrás

o q fascinava karl marx no capitalismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Figaroogatto
1
talvez a questão da injustiça, tens que ver que Marx viveu há muito tempo, as coisas eram muito diferentes, as pessoas eram exploradas descaradamente e não podiam fazer nada quanto a isso, pois eram facilmente substituídas, se, por exemplo, alguém perdesse  a mão no trabalho, era demitido porque se tornava inútil e um prejuízo, e havia alguém para substitui-lo facilmente por condições, hoje, consideradas desumanas.
Entra ai o que ele chamava de mais-valia que era nada mais que a relação entre trabalho assalariado e capital, mais especificamente na produção do capital por meio da expropriação do valor de trabalho do proletariado pelos donos do meio de produção.
existe dois tipos de mais-valia, absoluta e relativa;
A absoluta se refere ao aumento do ritmo de trabalho etc, o empregador exige maior tempo de trabalho sem oferecer nenhum tipo de compensação em troca e recolhe o aumento da produção de excedentes em forma de lucro.
Já a relativa estaria ligada ao avanço cientifico e tecnológico, substituindo o empregado aos poucos, no caso a mão de obra humano é trocada por máquinas.
Se quiser saber mais leia O Capital
Mas lembre-se, isso ocorreu em uma época e em condições diferentes, defender hoje o socialismo descrito por Marx já não se aplica mais as decorrências atuais.
Espero ter ajudado, foi apenas um "resumão"
Perguntas interessantes