O q é doutrina positivista
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Positivismo é uma doutrina altruísta, científica e industrial, que tem por objetivo incrementar o progresso do bem-estar moral, intelectual e material de todas as sociedades humanas, que habitam este planeta Terra, e em todas as incursões interplanetárias, (desde que não se destrua esta atual morada), a serem executadas pelo homem, sempre mantendo o equilíbrio ecológico, fruto direto do amor ao espaço, à Terra e à humanidade; do contrário, provavelmente, não haverá sobreviventes.
Explicação:
CARACTERÍSTICAS
O Positivismo compreende três partes que se complementam e se entrelaçam:
1) Um culto
Na Doutrina da Humanidade, é substituída a crença na existência objetiva de todos os seres e fenômenos sobrenaturais, pela adoração e o entendimento da Trindade:
Humanidade, Terra e Espaço, nossos três Seres Supremos.
– A Moral Positiva pode ser resumida como sendo o conjunto das melhoras psíquicas, ou seja, dos aperfeiçoamentos afetivos, intelectuais e das ações práticas, com sua respectiva influência sobre as outras partes e funções do Organismo Individual Humano, de maneira a se por cada vez melhor no estado de ser útil a um outro Ser – Organismo Social.
Aqui subentende-se por outro, os laços de entendimentos morais, intelectuais e práticos de três Seres Coletivos, dos mais e cada vez mais Grandiosos, que são: a Família, a Pátria, a Humanidade
Esta MORAL POSITIVA regula também as relações dos povos entre si, donde:
2) Um Dogma Científico
Na qual concluímos que o homem deve contar não só com ele próprio, para melhorar a sua sorte; não ser individualista e levar em conta a totalidade dos ensinamentos e exemplos do passado, do futuro e do presente, dos Seres Convergentes, ou seja, com a Humanidade, donde, por sua vez:
3) Um Régimen, que é afetado pela Sã Política
Esta política, neste momento, já orienta espontaneamente a eliminação da guerra e a formação de uma República de Estados Unidos da Europa – apenas esboçado como Comunidade Europeia, União Europeia, ou como Auguste Comte preconizou, de República Ocidental. Esta política convida as nações a uma ação fraternal, em vista da utilização em comum dos recursos de todas as naturezas, que representam o Globo Terrestre e os seus Habitantes. Pretende-se hoje realizar a globalização por vias da economia, mas ela só existirá de fato quando a nossa espécie iniciá-la pela via fraternal.
O Positivismo repudia toda via de ação violenta para a transformação da sociedade; ele entende que devemos agir pelos meios de demonstração, persuasão e calcado na Moral Positiva, sobretudo.
O Positivismo tem por Máxima ou por Fórmula Sagrada: O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim.
Sua fórmula Moral é: Viver para outrém.
Sem privilégios, sem preconceitos ou vantagens; sem rei e sem sobrenatural; pelo engrandecimento do amor universal e tendo somente o mérito como fator de promoção, não deixando nunca o excesso de ambição sobrepujar o fator mérito, para não se envergonhar; todos tem que possuir uma autocrítica, auxiliados pelo Sacerdote da Humanidade, para conhecer o seu nível de competência, a fim de não almejar algo, além de suas reais possibilidades, eliminando desta forma a petulância, a pretenciosidade e a inveja.
Nenhuma profissão tem demérito, pois a igualdade de oportunidades deverá ser dada a todos, sem exceção e a competência será a escala da temperatura do mérito.
A vergonha de ocupar uma posição por demérito ou incompetência será o fator de freio sobre as pretensões e, por conseguinte, ocorrerá mudança do rumo da conduta; jamais deixando que não haja entusiasmo, seja lá por qualquer razão, principalmente com vista ao bem estar social de todos.
Respeitamos muito mais os cultos inteligentes, com Moral Positiva, que os meramente ricos.
A competência de saber gerar lucro é necessária, no entanto, não é tudo: o lucro terá destino social.
Nem tudo que aqui for dito pode ser plenamente aplicado hoje em dia, mas já serve como rumo e diretriz para o futuro. Provavelmente será possível no século 30-50 d.C..
No Positivismo o regime temporal é totalmente separado do regime espiritual, isto é, nenhum invade o outro, mas são harmônicos.
A doutrina positivista regulamenta e coordena os sentimentos e as ações humanas em torno do Gran Ser: Família, Pátria e Humanidade.
Humanidade: é o conjunto dos Seres Convergentes, do passado, do futuro e do presente que concorreram, que concorrerão e que concorrem para o bem estar do homem na Terra.