Pedagogia, perguntado por srdoneda, 2 meses atrás

O psicopedagogo em sua atuação deverá fazer uso do lúdico através de brincadeiras e jogos, diante disso, o terapeuta precisa considerar a sua capacidade de brincar, jogar, ou seja, a sua própria ludicidade. Pacientes com necessidades especiais poderão exigir diversas adaptações no ambiente e nos recursos lúdicos, podendo ser utilizadas atividades musicais, psicomotoras ou de outros tipos. (WEISS, 2015, p. 71)

WEISS, M. L. L. A intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: Wak editora, 2015.

O lúdico além de possibilitar vivências, possibilita a interação com o meio e também o desenvolvimento de várias habilidades do desenvolvimento infantil, principalmente nos aspectos das funções executivas, conativas e cognitivas.

​Em relação ao brincar e as possibilidades do uso dos jogos e do lúdico nas intervenções psicopedagógicas, analise as afirmativas a seguir classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O mesmo jogo utilizado pode atender o trabalho com funções diferentes, com objetivos diferentes, isso vai depender sempre da necessidade do sujeito aprendiz.
( ) Os jogos põem em exercício funções cognitivas e afetivas, assim como desenvolvem conteúdos sociais.
( ) Jogos simbólicos são indicados para as crianças maiores, escolares e adolescente, já os jogos de construção envolvem as crianças menores, como as crianças que se encontram na primeira infância.
( ) No caso do brincar e do uso dos jogos, não é importante o estágio que o sujeito aprendiz está, visto que o jogo por ser algo lúdico pode ser utilizado por qualquer faixa etária.

A​ssinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, F, V

Alternativa 2:
F, F, V, F

Alternativa 3:
F, V, V, V

Alternativa 4:
V, V, F, F

Alternativa 5:
V, V, V, F

Soluções para a tarefa

Respondido por jesus2014bts
2

Resposta:

V,V,F,F.

Explicação:

Resposta está na unidade 2 da disciplina DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO

PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA.


palomarbispo: Pág 43
Perguntas interessantes