Psicologia, perguntado por RenataChiquetti5342, 1 ano atrás

O psicólogo escolar, para ter uma atuação eficaz, precisa ter conhecimento a respeito dos conceitos, tipos e dificuldades de aprendizagem, assim como o desenvolvimento dos comportamentos dos sujeitos que estão inseridos na comunidade escolar. Neste sentido, torna-se necessário que você busque conhecer os principais autores que tratam dos conceitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por pepechagas18
18

Lev Vigotysky, Jean Piaget e Henri Wallon.

Respondido por bihrodrigues83
16

Resposta:

As teorias de aprendizagem são os estudos que procuram investigar, sistematizar e propor soluções relacionadas ao campo do aprendizado humano. Dessa forma segue abaixo alguns dos principais autores que retratam em suas obras conceitos de aprendizagem e desenvolvimento.  

Lev Vigotysky:

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.

Jean Piaget:

De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. O conhecimento real e concreto é construído através de experiências. Aprender é uma interpretação pessoal do mundo, ou seja, é uma atividade individualizada, um processo ativo no qual o significado é desenvolvido com base em experiências.

Henri Wallon:

A teoria Walloniana de desenvolvimento infantil propicia uma compreensão sobre as condutas individuais e é uma fonte de inspiração para a escola à medida que aponta a importância do professor para a formação do ser humano. Sua participação nos movimentos pedagógicos revela sua preocupação com uma sociedade democrática, justa, solidária. Valorizava o trabalho em equipe, a cooperação. Para ele, o desenvolvimento não se dá de forma linear, por isso ele rompe com visões lineares e positivistas ao construir um modelo de investigação e interpretação próprio. Pois, percebe que o desenvolvimento humano é marcado por avanços, recuos e contradições; não há uma sucessão de estágios, mas, sim, desenvolvimentos que ocorrem de forma simultânea

Perguntas interessantes