O provérbio a ruína de uma nação começa nas casas do seu povo relaciona a situação de uma nação as condições do povo que nela vive. vocês consideram essa relação pertinente? Justifique sua resposta com base nos seus conhecimento de Historia.
Soluções para a tarefa
Podemos compreender a ruína de uma nação de muitos modos: se o povo estiver faminto e se organizar para derrubar o rei, como fizeram os franceses no século XVIII e os russos no século XX, podemos considerar que aquela nação, aquela organização social específica, ruiu por conta das condições nas casas do povo, de modo a confirmar o provérbio.
Podemos compreender também como a tomada de um rumo político desastroso por causa da adoção de ideias perigosas: na década de 1920 os alemães começaram a adotar as ideias fascistas, que já eram bem difundidas em 1930. Com isto criaram a Alemanha Nazista e, por causa dela, viram-se em Guerra contra praticamente o mundo inteiro, perdendo quase vinte milhões de vidas e destruindo o país no caminho, o que também serve para ilustrar o provérbio de que a ruína começou nas casas.