Direito, perguntado por lucasdesouzamsilva20, 6 meses atrás

O protótipo do intelectual público está diretamente coligado ao surgimento da esfera pública. Qual das opções abaixo ilustra melhor isso?


Os filósofos que influenciaram a tradição republicana moderna como Maquiavel, Montesquieu e Kant.


As ideias da Revolução Industrial e do marxismo.


Os filósofos do iluminismo francês como Rousseau, Voltaire e Diderot.


As ideias filosóficas do humanismo e do puritanismo.


Os revolucionários americanos em sua exigência por representatividade.

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamagrani
6

O protótipo do intelectual público refere-se à alternativa A (Maquiavel, Montesquieu e Kant). Tais pensadores cunharam a República na Modernidade.

Maquiavel, Montesquieu e Kant pensaram os temas da política e influenciaram a estrutura filosófica da esfera pública desde a modernidade.

Para Maquiavel, o político de vigor e poder inabaláveis pensa e age de modo estratégico para se manter no poder. Assim, ele deve ser astuto e não contar, apenas, com a sorte, pois ela é mutável. A política, então, separa-se da ética e das virtudes e visa à honra e à vanglória.

Em Montesquieu, por sua vez, a política é representada pelos três poderes estatais: Legislativo, Executivo e Judiciário. Assim, há a descentralização do poder nas mãos do soberano, a fim de evitar um governo tirano e déspota.

Kant cunha o conceito de esclarecimento e afirma a necessidade da razão para se estabelecer uma ética deontológica e universal seguindo a máxima do imperativo categórico.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/42763412

Anexos:
Respondido por Matheusieti
0

Analisando o texto, a alternativa A está correta. Maquiavel tem uma grande contribuição para o entendimento da esfera pública a partir da sua obra "O Príncipe",  nela, Maquiavel dialoga sobre os Estados, suas divisões, as monarquias, além de como os impérios devem se fortalecer eliminando os inimigos, simulando situações e acordos para enfraquecê-los.



Sobre as ideias de Montesquieu e Kant:

Montesquieu definiu que o poder é um mecanismo de força que quanto mais o indivíduo o tem, mais ele precisará para exerce-lo.

Além disso, a limitação do poder se dá por ele mesmo, visto que ele é necessário, onde o poder comanda indivíduo, tirando sua própria liberdade, e demais formas de ação, assim como suas atividades no campo de execução desse poder, necessitando sempre de mais.

Para Kant o reconhecimento dos direitos, assim como o estabelecimento da ética, podem promover a paz, sendo essa reflexão uma excelente contribuição para o campo das ciências humanas.

Mais sobre a filosofia moderna:
brainly.com.br/tarefa/10014047

Anexos:
Perguntas interessantes