O protestantismo se divide em três grandes correntes: os tradicionais, os evangélicos e os pentecostais. No Brasil, depois do surgimento do neopentecostalismo, muitos pentecostais passaram a considerar-se evangélicos. Tanto os pentecostais quanto algumas denominações neopentecostais possuem evangélicos em suas fileiras; por isso, a faixa central, dos que são chamados evangélicos, não constitui um agrupamento de igrejas, mas uma corrente de pensamento, uma postura, um estado de espírito ou uma tendência. Esta corrente inclui partes significativas das denominações pentecostais e do protestantismo tradicional. Desde o surgimento do fundamentalismo, em 1910, os evangélicos encontraram grande dificuldade para se identificar, seja por proximidade seja distância desse movimento. De fato, a identificação dos fundamentalistas induz à mesma postura dos evangélicos, que nunca haviam criado um perfil consistente por meio de instituições, textos e aparições públicas. “A despeito do entrelaçamento orgânico entre o movimento evangélico e o fundamentalismo, eles não são idênticos”, defende Mark Ellingsen. Só nos anos 1940 é que os evangélicos começam a se apresentar como distintos do fundamentalismo.
JUNIOR, Orivaldo Pimentel. Quem são os “evangélicos”?. In: Bomilcar, Nelson (Org.) O melhor da espiritualidade brasileira. São Paulo: Mundo Cristão, 2005, pp. 136-154
De acordo com Ellingsen, há diferenças essenciais entre os evangélicos e os fundamentalistas. De acordo com ele, os fundamentalistas:
Alternativas
Alternativa 1:
Se preocupam com a conversão pessoal, com um viver santo, com ansiedade por evangelizar e que olhavam para as grandes figuras da Reforma, como um exemplo a ser seguido, ou seja, como fundamentais para uma vida cristã adequada.
Alternativa 2:
Não concordam com nenhuma aproximação entre denominações diferentes; defendem o ensino caseiro dos filhos e são fortemente contrários a qualquer envolvimento com as questões sociais, geralmente associadas ao evangelho social e ao comunismo.
Alternativa 3:
São fortemente atuantes em movimentos sociais, pois creem que isso é fundamental para a implementação da justiça social do evangelho em nosso mundo.
Alternativa 4:
Creem na segunda bênção ? o batismo no Espírito Santo e incentivam a busca por dons, para poder servir a Deus em santidade, sendo essa experiência, fundamental para a vida cristã.
Alternativa 5:
São marcados pelo liberalismo teológico, procurando estabelecer pontes de contato entre a ciência e o conhecimento bíblico, para tentar responder mais às questões do mundo, do que as questões da Bíblia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
ALTERNATIVA B
Explicação:
AJUDEI?
warleyfds:
qual a pag no livro da disciplina?
Respondido por
0
Resposta:
3
Explicação:
Alternativa 2:PAG : 144 DO LIVRO ( BEM NO MEIO)
Não concordam com nenhuma aproximação entre denominações diferentes; defendem o ensino caseiro dos filhos e são fortemente contrários a qualquer envolvimento com as questões sociais, geralmente associadas ao evangelho social e ao comunismo.
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás