O próprio Bismarck parece não ter-se preocupado muito com o simbolismo, a não ser pela criação de uma bandeira tricolor, que unia a branca e preta prussiana com a nacionalista liberal preta, vermelha e dourada (...)."
(Eric Hobsbawn. A invenção das tradições. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1984, p. 281)
O texto acima se refere ao momento da unificação do Estado nacional alemão no século XIX. EXPLIQUE o porquê da escolha de uma bandeira com as características descritas no texto para simbolizar a Alemanha unificada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A Alemanha era, até a unificação, uma coleção de pequenos Estados germânicos com pequenas diferenças culturais regionais, de modo que a unificação alemã foi, também, a "criação" de uma identidade nacional que pudesse servir para todos os diferentes povos que passaram a fazer parte da recém-criada "Alemanha".
Por conta disto, ao unir elementos tão diferentes na bandeira (A Prússia, que era um Estado militarista e aristocrático, e o liberalismo defendido por outras regiões alemãs) Bismarck pretendia criar um símbolo de superação de diferenças pontuais em prol de uma ideia comum de Alemanha, unificando todos estes povos.
Perguntas interessantes