Sociologia, perguntado por bresendef, 6 meses atrás

O projeto visual das “casas do poder” no Brasil põe, no centro, o legislativo; à esquerda e acima, o palácio do planalto, do executivo; e o Supremo tribunal federal, à direita, representando o judiciário.
Este esboço não é só um esquema da arquitetura dos espaços na esplanada em Brasília; é também uma forma muito didática para entendermos, visualmente, o funcionamento dos poderes da república.
Segundo a obra “O espírito das leis”, Montesquieu afirma que, somente através da separação de poderes, é possível estabelecer uma forma de governo justa e democrática.
Com base na leitura da apostila, explique as funções dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Em seguida, explique a razão pela qual, segundo Montesquieu, eles devem ser “separados”.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

Inicialmente, vemos que o pensamento de Montesquieu, parte do princípio que  a liberdade dos indivíduos deve ser protegida.

Deste modo, essa ação deve ser assegurada por uma série, ou melhor, por um conjunto de leis que são vistos como os três poderes. sendo eles:

  • O Executivo;
  • O legislativo
  • E o Judiciário.

Ele buscava manter uma ordem nociva de liberdade em suas obras, com grande influência na Revolução Francesa, sendo utilizado até hoje como referência para estudos históricos e sociológicos.

Perguntas interessantes