O Projeto Político-Pedagógico (PPP) auxilia a escola a definir suas prioridades, indica caminhos para o ensino de qualidade e, consequentemente, dá segurança aos envolvidos, pois é planejado com a intenção de concretizar novas caminhadas, definir a identidade educativa e apresentar as prioridades, metas e ações para a instituição. Pensando nisso, responda ao Desafio, refletindo sobre a elaboração do PPP e a importância da gestão democrática e participativa. Você é professor da rede pública de ensino e atua há aproximadamente 10 anos em uma escola que compartilha da gestão democrática e participativa. No entanto, no último ano, você troca de residência e, com isso, encontra dificuldades para se deslocar até a escola. Você decide, então, pedir transferência para uma escola mais próxima de sua casa. Nas primeiras semanas nessa nova escola, você percebe uma equipe diretiva centralizadora e um grupo docente fechado, sem um trabalho conjunto. Da mesma forma, o PPP da escola também necessita de algumas adequações para contemplar todos os segmentos escolares, visto que muitos dos profissionais ainda não apresentam uma opção didática coerente e relacionada com a proposta da instituição. Pensando nisso, como seria possível mudar a realidade dessa escola? Como deve ser elaborado e quais as etapas do Projeto Político-Pedagógico sob uma perspectiva democrática e participativa?
Soluções para a tarefa
O que é o projeto político-pedagógico (PPP)
O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Saiba como elaborar esse documento
Salvar
POR:
Noêmia Lopes
01 de Dezembro de 2010
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
Missão
A situação descreve a nova escola como um modelo centralizado e de gestão fechada, e para que este cenário seja modificado, é preciso que se atribua uma nova mentalidade e conscientização a toda a comunidade educacional.
Para isso, é preciso que a comunidade educacional reconheça a importância de se mudar o sistema.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) representa o documento norteador da instituição escolar, o qual deverá ser modificado, principalmente para atender à perspectivas democráticas e participativas, a partir de uma nova ótica que busque a qualificação do ensino com base em metodologias integradoras.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24326702