. O projeto de Bolívar de uma América unida em torno de interesses comuns foi registrado por ele na célebre Carta da Jamaica, em 1815. Leia a seguir um trecho desse documento:
É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar.” BOLÍVAR, Simón apud WASSERMAN, Claudia (Coord.). História da América Latina: cinco séculos. Porto Alegre: UFRGS, 2000. p. 165.
a) O que Bolívar defende nesse trecho da carta?
Sua resposta
b) Que argumentos Bolívar utiliza em defesa de sua ideia?
Sua resposta
2. Identifique a alternativa INCORRETA e justifique. Entre os fatores das independências das colônias espanholas da América, podemos citar:
1 ponto
a) O aumento da opressão espanhola sobre a América.
b) A proibição de se montar manufaturas na América.
c) As enormes diferenças sociais e a discriminação existentes nas sociedades hispano-americanas.
d) Os privilégios políticos dados aos criollos.
Justifique a alternativa INCORRETA encontrada na questão 2:
Soluções para a tarefa
Resposta:
a.Simon Bolívar defende a integração da América Latina
b.Já que tem uma só origem, uma só língua ,mesmos costumes e uma só religião , deveria ,por conseguinte ,ter um só governo que , confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar.
2. e a letra (d) Os privilégios políticos dados aos criollos
é a incorreta pois as independências eram das colônias diante de suas metrópoles. Era tipo “os daqui contra os de la”. Para os espanhóis, as colônias eram lugares com seus povos. Não havia reconhecimento desses habitantes como iguais. Mesmo que quem nascesse aqui fosse filho de espanhol. Não passavam de miscigenados. Os criollos passaram a ter privilégios depois que as revoluções se concluíram, ai sim seu poder, seus privilégios valeram.
espero ter ajudado!