História, perguntado por sala5gtvttep, 6 meses atrás

O projeto colonizador português deixou marcas muito profundas nas relações sociais desenvolvidas entre os europeus e os nativos americanos. De que forma as diferenças socioculturais foram tratadas pelos portugueses durante a colonização?​

Soluções para a tarefa

Respondido por y2kgabo
6

Resposta:

A submissão e o extermínio foram as principais características dos primeiros contatos entre portugueses e indígenas

Quando ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da “Descoberta do Brasil”. Pensamos: será que o Brasil foi realmente descoberto pelos portugueses? Antes da chegada dos portugueses não existiam povos e sociedades habitando a nossa terra?

Mas é lógico que existiam habitantes no “Novo Mundo”: eram os diferentes povos indígenas, considerados os povoadores da região. O processo que promoveu o primeiro contato entre portugueses e indígenas foi um encontro de culturas? Ou uma conquista, um “desencontro de culturas”?

A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. O processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como a colonização espanhola, que conquistou e exterminou os povos indígenas.

A Coroa portuguesa, durante as Grandes Navegações (XV-XVI), tinha como principais objetivos a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro). Existiam outros motivos, porém focaremos esses dois.

Explicação:


sala5gtvttep: página 9 parágrafo 2
Perguntas interessantes