O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) avalia e disponibiliza, gratuitamente, às escolas públicas, materiais didáticos, pedagógicos, paradidáticos e outras obras de apoio à prática educativa, de forma sistemática e regular. Em relação ao livro didático e sua adoção, assinale a alternativa correta.
Alternativa 1:
A sequência dos conteúdos contemplados no material deve ser seguida rigorosamente pelo professor.
Alternativa 2:
O Manual do Professor é opcional e não contempla aspectos práticos e metodológicos; apenas teóricos.
Alternativa 3:
Por ser impresso, o livro didático não contempla práticas digitais; somente tradicionais, assim como gêneros escritos.
Alternativa 4:
A linguagem do livro didático deve ser adequada aos alunos, facilitando o entendimento, por meio da variedade já dominada por ele.
Alternativa 5: Questões sobre religião, crenças, sexualidade e etnias podem fazer parte do livro didático, desde que não incentivem o preconceito.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa adequada sobre o PNLD é esta: alternativa 4, porque o livro didático deve ser compreendido pelo aluno; assim, deve utilizar uma linguagem próxima à falada por ele.
Por que as outras opções são incorretas?
A alternativa 1 é falsa, visto que os conteúdos contemplados no material são apenas um direcionamento. O professor tem autonomia para o seu trabalho.
A alternativa 2 é falsa, pois o Manual do Professor, em geral, apresenta também aplicações de conteúdo e sugestões de metodologia.
A alternativa 3 é falsa, pois o livro didático pode ( e deve ) contemplar práticas digitais, por fazer referência a diversas mídias.
Alternativa 5 é incorreta, pois a ideia é que os livros didáticos não apresentem uma posição ideológica.
BONS ESTUDOS!
Resposta:
Alternativa 5:
Questões sobre religião, crenças, sexualidade e etnias podem fazer parte do livro didático, desde que não incentivem o preconceito.
Explicação:
É possível trabalhar todos esses conteúdos, mas de forma leve, sem imposições e sem a continuidade do preconceito.