O programa filosófico de Lipman tem como objetivo iniciar as crianças na procura de uma constituição autônoma e independente, no desenvolvimento cada vez maior das suas faculdades cognitivas, para não dependerem de simples informações exteriores sem primeiro investigarem por elas próprias a veracidade dessas informações. A Filosofia para Crianças é um programa que procura essencialmente, estimular as crianças e jovens a pensar bem, a ter um pensamento bem estruturado, isto é, aprender procedimentos que os ajudem a pensar, cada vez mais, de maneira crítica, reflexiva, criativa e autônoma. Este aperfeiçoamento cognitivo deve começar desde a mais tenra idade, passando pelas várias etapas do ensino e prosseguir até ao fim da vida.
KOHAN Walter Omar. Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, Vozes,1998.
A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I.É a partir do deslumbramento perante a vida devido às dúvidas e à confusão na nossa individualidade surgidos na infância que a Filosofia procura investigar o mundo.
II.O pensamento crítico pode oferecer um grau de proteção contra as formas de lavagem cerebral mais arcaicas, as armas da propaganda e da massificação ideológica.
III.O pensamento desenvolvido em sua máxima potencialidade é um forte aliado para que a criança se torne um líder, ocupando postos de controle, dominação e de status social.
IV.O pensamento crítico não deve ser incentivado na infância pois conhecer é entender melhor como o mundo é imperfeito e traz sobretudo sofrimento para a vida das pessoas.
V.A criança deve ser induzida desde cedo a perpetuar os valores que procuram manter as coisas nos seus devidos lugares para que a nossa velhice e aposentadoria ocorra em paz.
É correto o que se afirma em
a.I, IV e V, apenas.
b.I, II e III, apenas.
c.I, II, III e V, apenas.
d.I e II, apenas.
e.III e V, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
84
A RESPOSTA CORRETA É A LETRA " D" I e II, APENAS
eustaquioar2017:
VALEU CORRETO
Respondido por
46
Resposta correta: I e II, apenas.
Perguntas interessantes