Saúde, perguntado por lucfari, 7 meses atrás

O profissional de saúde suspeitou que a paciente poderia apresentar um traumatismo craniano em consequência deste tombo.
EVIDENCIE como o profissional de saúde deve proceder neste tipo de acidente.​

Soluções para a tarefa

Respondido por anabeatrizk
2

Resposta: é necessário que o enfermeiro levante informações junto  ao paciente (dependendo do estado neurológico), família ou testemunhos, fazendo os seguintes questionamentos: quando ocorreu a lesão? Oque provocou a lesão? Um projétil de alta velocidade? Um objeto que colidiu com a cabeça? Uma queda? Qual foi a direção e a força do impacto?

Essas perguntas ajudam o enfermeiro a priorizar o atendimento  conforme a gravidade do evento. De acordo com o mecanismo de lesão é possível dizer que tipo de lesões e gravidade os quais a vítima de TCE está  exposta e, assim, tratá-la de forma mais específica e rápida, minimizando  eventuais sequelas do acidente.

Uma das metas do enfermeiro no tratamento da  vítima de traumatismo craniano se refere em estabelecer e manter uma via aérea adequada, mantendo imobilizada a coluna cervical. O cérebro é sensível à hipóxia, e o déficit neurológico pode agravar se o paciente estiver hipóxico. A terapia adequada  está no sentido de manter a oxigenação ótima para preservar a função cerebral.

Quando se tem uma via aérea obstruída gera a retenção de CO2  (gás carbônico) e hipoventilação, podendo produzir a dilatação dos vasos  cerebrais e a elevação da pressão intracraniana (PIC).

Outro cuidado que o enfermeiro deve ter, é a realização de aspiração orotraqueal para manter uma boa oxigenação. Dependendo da intensidade do TCE, como o quadro de concussão cerebral, por exemplo, a  vítima pode perder a consciência e obstruir as vias aéreas superiores por  meio da queda da língua ou presença de vômito, secreção na cavidade  oral e orofaringe. Nos casos de obstrução da queda da língua, esta deve  ser tracionada para frente e a mandíbula anteriorizada por meio da manipulação bimanual ao nível das regiões do ângulo da mandíbula, usando a  cânula de guedel para que a língua não caia. Já nos casos das secreções,  estas devem ser removidas com auxílio de aspirador ou sugador.

Perguntas interessantes